Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Hábitos alimentares

Hábitos alimentares

Publicada em : 09/01/2018

Especialista lista sete dicas para melhorar os hábitos alimentares e aproveitar o verão de maneira saudável

Divulgação
O ano acabou de começar e se você traçou uma meta para melhorar seus hábitos alimentares, mas não sabe como, separamos dicas que podem ajudar a dar "aquele empurrãozinho" com uma mudança de estilo de vida, melhorando a alimentação e incluindo atividade física na rotina, sem colocar a saúde em risco.
De acordo com Vanderli Marchiori consultora em nutrição da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) ainda existem pessoas que buscam dietas restritivas, sem acompanhamento médico, como alternativa de obter o corpo perfeito com efeitos imediatos. "Devemos consumir certa quantidade de cada nutriente por dia e isso deve ser respeitado para que o nosso organismo funcione de maneira equilibrada. O Carboidrato, por exemplo, deve representar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou seja, cerca de oito porções", explica a especialista.
Outro ponto importante de quem quer começar o ano com o "pé direito" é incluir atividade física no dia a dia e adotar uma alimentação sustentável em longo prazo, saborosa e saudável. Dessa forma é mais fácil seguir o cardápio por mais tempo, passando de uma dieta para uma reeducação alimentar evitando o efeito rebote ou sanfona, quando todo resultado conquistado se perde.
Abaixo, Vanderli Marchiori lista cinco dicas para aproveitar o verão com um corpo bonito e saudável:

1. Ano Novo!
Vontade. O primeiro passo para perder peso é ter vontade de iniciar o processo de emagrecimento. Escolher os alimentos, saber onde comprá-los e organizar a casa para ter um consumo adequado. Se você não tem tempo durante a semana, uma alternativa é preparar as porções no final de semana e já deixar no congelador.

2. Dê atenção para o café da manhã
Começar o dia com uma refeição equilibrada garante mais energia, saciedade e disposição ao longo do dia. Aposte em um pão de forma integral ou torradas, que fornecem carboidratos e energia. Para acompanhar, queijo ou ovo mexido, que fornecem proteínas e, como complemento, fruta da estação ou suco de fruta natural, misturados com semente de linhaça ou chia, que acrescentam fibras, vitaminas e minerais.

3. Respeite a sua individualidade
Cada indivíduo é único em sua necessidade. Por isso, as respostas e soluções são também únicas. Respeite sua fome, mas sempre com moderação e de maneira equilibrada. A dica é seguir um cardápio passado por um profissional em que haja porções de alimentos que saciem a fome e sejam nutritivos.

4. Capriche nas saladas
Frescas e refrescantes, as saladas são boas opções para os dias mais quentes, especialmente para o jantar. Combinando alguns ingredientes, é possível elaborar uma refeição completa, leve e balanceada! Acrescente frango desfiado, ovos de codorna, atum ou grão de bico, que são os alimentos fontes de proteína. E, para acompanhar, croutons caseiros! É só cortar o pão de forma em quadradinhos, regar com um fio de azeite de oliva e orégano e torrar no forno.

5. Prepare sorvetes caseiros e refrescantes
O calor pode trazer a vontade de sorvete, mas que tal um sorvete menos calórico? Frutas são boas opções para esse momento. A sugestão é picar uma banana e levá-la ao congelador. Depois de congelada, bater em um mixer com cacau em pó e um pouco de mel e quebre alguns biscoitos integrais de cacau.

6. Cuidado com o álcool
O verão é uma estação alegre, quando as pessoas exageram que os drinks podem ser calóricos, além de deixar o corpo desidrato.

7. Água
Beba muita água. Manter-nos sempre hidrato traz o bom funcionamento e limpeza do organismo.

Fonte:TREE COMUNICAÇÃO