Saúde

Home/ Notícias Online/ Saúde/ Rastreabilidade de medicamento...

Rastreabilidade de medicamentos

Publicada em : 20/04/2017

HC e ANVISA assinam convênio para projeto-piloto

Divulgação
O Hospital das Clínicas da FMUSP e a ANVISA assinam, nesta quarta-feira, 19 de abril, um convênio, no valor de R$ 5 milhões, para o desenvolvimento de um projeto-piloto de rastreabilidade de medicamentos. O projeto visa garantir a segurança de pacientes em relação aos remédios que consomem, a qualidade dos produtos em todas as suas etapas, além de evitar fraudes, roubos de medicamentos e sonegações.
          O evento, que acontecerá na Faculdade de Medicina da USP, às 10h, contará com as presenças do diretor do Centro de Inovação do HCFMUSP, Giovanni Guido Cerri, e do diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa. O projeto também conta com a parceria do GAESI- Saúde e terá o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) na gestão de recursos e como facilitador de trocas de experiências internacionais.  
          O projeto irá colaborar decisivamente na definição de modelo de padrões e interfaces para comunicação com o sistema nacional de controle de medicamentos. O Hospital das Clínicas da FMUSP, como maior complexo hospitalar da América Latina, é o local ideal para o desenvolvimento deste projeto piloto.
          No complexo, será possível acompanhar todos os passos do medicamento, desde a produção, passando pelo recebimento no centro de logística, transporte e divisão entre os institutos até a entrega a cada um dos pacientes. A partir desse modelo, será possível ampliá-lo como referência para todo o Brasil.
          "Este é um salto fundamental na garantia da segurança dos pacientes. Poder rastrear os medicamentos em todas as suas etapas garante qualidade para os pacientes, racionalidade para o sistema, além de evitar fraudes, roubos e sonegação fiscal", afirma Giovanni Cerri.

Data: 19 de abril, às 10 horas
Local: Faculdade de Medicina da USP
Sala da Congragação – 3º andar
Avenida Dr Arnaldo, 455

Fonte:Hospital das Clínicas da FMUSP