Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Pinacoteca

Pinacoteca

Publicada em : 21/06/2016

Oferece curso gratuito para capacitar profissionais que trabalham com idosos

Divulgação
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado, recebe de 14 de junho a 02 de agosto as inscrições para as 25 vagas do curso de formação 'Idosos e o Museu: Possibilidades Educativas 2016'. O curso tem duração de 40 horas com aulas voltadas para educadores, profissionais de saúde e assistência social que atuam junto a grupos de idosos. Os dez encontros semanais acontecerão às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, a fim de dar subsídios aos participantes para a compreensão das potencialidades socioeducativas dos museus e de qualificar suas práticas junto aos grupos de idosos.

O curso faz parte do Programa Meu Museu, que desenvolve ações educativas junto a grupos de idosos na Pinacoteca. Entre os conteúdos abordados estão: envelhecimento, velhice e longevidade; patrimônio e memória; discussões sobre o que é arte; leitura da imagem como recurso educativo; aspectos da educação em museus de arte; acessibilidade em museus; apresentação dos programas educativos inclusivos da Pinacoteca e outros projetos para idosos em museus de São Paulo e visitas educativas ao acervo da Pinacoteca para elaboração de abordagens educativas para este público.

'Idosos e o museu: possibilidades educativas' acontecerá nos dias 18 e 25 de agosto; 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro e 06, 13 e 20 de outubro - às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Os interessados devem preencher a ficha de pré-inscrição disponível no site da Pinacoteca e enviá-la para o e-mail: meumuseu@pinacoteca.org.br.

Os selecionados serão contatados por e-mail e telefone a partir do dia 04 de agosto e deverão comparecer ao Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca para realizar a inscrição definitiva. O NAE tem patrocínio do GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE, Cielo, IBM e Bloomberg. Mais informações no (11) 3324 0991 - Falar com Aline ou Carina.


MEU MUSEU

Programa do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,  que tem como objetivo desenvolver ações educativas junto a grupos de idosos, compostos de pessoas com 60 anos ou mais. Entre suas ações estão: visitas educativas ao museu; a promoção de curso de formação a profissionais que trabalham com o público idoso e a realização de uma ação extramuros em parceria com instituição voltada a essa faixa etária.

Visite

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Tel. +55 11 3324 1000
Quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Estação Pinacoteca e Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP - Tel. +55 11 3335 4990
Quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.



Fonte:Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo