Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Pontualidade de pagamentos

Pontualidade de pagamentos

Publicada em : 05/04/2016

Das micro e pequenas recua em fevereiro, revela indicador da Serasa Experian

divulgação
A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu  95,3% em fevereiro de 2016. Isto significa que durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 953 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este nível de pontualidade foi inferior ao observado em fevereiro do ano passado: 95,7%. Já na comparação com o primeiro bimestre de 2015, quando a pontualidade de pagamentos foi de 95,2%, a do primeiro bimestre deste ano de 2016 ficou praticamente estável: 95,1%.
As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em fevereiro/16: 96,0%. Nas indústrias a pontualidade de pagamentos em fevereiro/16 foi de 93,8% ao passo que nas micro e pequenas empresas do setor de serviços a pontualidade foi de 94,7%

Em fevereiro de 2016, o valor médio dos pagamentos pontuais subiu 5,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior (R$ 2.013 contra R$ 1.911). O valor médio mais alto foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas do comércio (R$ 2.071), seguido pelo das empresas industriais (R$1.926) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas de serviços (R$ 1.754).
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo da pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas e fevereiro deste ano com relação ao mesmo mês do ano passado é decorrente do agravamento do quadro recessivo, prejudicando a geração de caixa das empresas. A queda da pontualidade só não foi maior porque as empresas estão racionalizando custos, o que é comprovado pela queda real, isto é, deflacionada, dos valores médios pagos pontualmente.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/pontualidade_pagamentos.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Você também lê esta notícia em http://noticias.serasaexperian.com.br/

Equipe de Relações com a Imprensa
Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com
Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Carolina Pereira 5511 2847-8428 carolina.pereira@br.experian.com
Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude, Serviços de Marketing, Certificação Digital e TI.
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com
Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor e Educação Financeira
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. Em 2015, a Experian foi eleita pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2015 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com

# # #

Fonte:Serasa Experian