Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ 2ª Virada da Saúde

2ª Virada da Saúde

Publicada em : 23/03/2016

Irá acontecer: entre os dias 04 e 10 de abril

divulgação
A segunda edição da Virada da Saúde já tem data para acontecer: entre os dias 03 e 10 de abril diversas atividades e ações acontecerão na cidade de São Paulo. Os objetivos são a aproximação da sociedade ao tema da saúde, a promoção de saúde em espaços da cidade e a construção de um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos.

“Esse é o segundo ano da Virada da Saúde e não poderíamos estar mais satisfeitos com essa realização. No ano passado conseguimos resultados muito positivos, e temos certeza que neste ano não será diferente. A programação foi pensada e criada com muita atenção. São inúmeras atividades que farão diferença na vida dos cidadãos que participarem. Saúde é um tema que merece nossa atenção, esforço e aprimoramento 100% do tempo. E é isso que trazemos nessa edição”, afirma Alexandre Padilha, Secretário Municipal da Saúde de São Paulo.

Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com correalização do Instituto Saúde e Sustentabilidade, as ações da Virada da Saúde acontecem em quatro eixos distintos:

-  Médico-Assistencial: que contempla ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças;
- Bem-estar: com atividades físicas, de lazer, nutrição e qualidade de vida;
- Educação: com palestras, rodas de conversa, jogos, entre outros;
- Cultural: com exposições, teatro, filmes, documentários, música e mais.

“Estão programadas ações de esporte, lazer, nutrição, yoga e práticas meditativas; palestras, rodas de conversa, painéis e jogos, além de exposições, teatro, filmes e intervenções artísticas sobre o tema saúde. O evento aborda saúde de forma diferenciada, inovadora e lúdica, além de empoderar o cidadão para que ele seja um agente promotor de própria saúde, da saúde de seus familiares e amigos”, explica Evangelina Vormittag, diretora presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Programação

A Virada da Saúde acontece simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos e privados na cidade como parques, hospitais e instituições parceiras.

O Parque Villa-Lobos e a Unibes Cultural, em Sumaré receberão a maior parte das atividades, além de vários locais espalhados pela cidade com as ações das UBS. “Decidimos centralizar grande parte das atividades,  para facilitar ao público participar de várias atividades ao longo do dia e voltar para casa com muito mais conhecimento”, diz Paola Liguori, coordenadora do evento pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Fazem parte da programação de 2016 atividades de destaque como: apresentação da Cia Balé de Cegos Fernanda Bianchini,  exibição dos filmes Muito Além do Peso e Bike vs Carros, além do encontro Relaxa SP , o Detox do Estresse, com talk-show sobre fatores geradores do estresse, atendimentos dermatológicos gratuitos, práticas de educação respiratória e meditação. A programação completa pode ser conferida no site www.viradadasaude.org.br/saopaulo.

Fonte:Instituto Saúde e Sustentabilidade