Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Espaço infantil do Ceret

Espaço infantil do Ceret

Publicada em : 28/05/2015

Ganha brinquedos adaptados

divulgação
 São Paulo tem um total de 103 parques e áreas verdes, além de 332 centros de esporte e lazer espalhados pela cidade, segundo levantamento do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Apesar do número expressivo, poucos são os locais com acessibilidade ou que ofereçam às crianças com deficiência e mobilidade reduzida brinquedos adaptados para a sua diversão.

De acordo com a Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, com base nos números do Censo 2010 do IBGE, fazendo o cruzamento de dados de algumas tabelas, estima-se que, do total de 2,8 milhões de pessoas que declaram ter algum tipo de deficiência, existam cerca de 193 mil crianças de 0 a 6 anos com deficiência somente na capital paulista.

Para esse público, vem aí uma excelente notícia. Com 286.000 metros quadrados de área, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), no bairro do Tatuapé, referência na zona leste de São Paulo, reabre neste sábado, dia 30 de maio, às 10 horas, sua área infantil depois de meses de reforma como parte de um amplo projeto de revitalização do local, com novo gradil na Avenida Eleonora Cintra, que deverá ser completamente finalizada até o final do ano.

O projeto do novo espaço infantil foi executado em três frentes: reforma da área já existente, implantação de novos equipamentos com o intuito de aumentar a quantidade de atividades para os pequenos e, a mais importante, a inclusão de brinquedos para crianças com deficiência física. Neste último, serão, no total, quatro novos brinquedos adaptados. “Com todas as mudanças oferecemos melhorias ao local e acessibilidade para toda a população”, argumenta o administrador do Ceret, Mohamed Mourad. O parque chega a atrair cerca de 15 mil pessoas nos finais de semana.

A revitalização na área infantil conta com a parceria da Fundação Sérgio Contente (www.fundacaosergiocontente.org.br), que fez a doação e a restauração de todos os brinquedos. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo, é responsável pela instalação e a manutenção do local. “Essa parceria tem como objetivo proporcionar a essas crianças uma melhor infraestrutura para recebê-las. Um playground mais moderno, inclusivo e acessível, garantindo assim divertimento para todos”, diz Sérgio Contente, idealizador e mantenedor da fundação, que também prepara melhorias nas canchas de bocha do local, com área de descanso e leitura.

Na gestão de Mohamed Mourad, o Ceret vem passando por melhorias e conquistando mais público. Atualmente, durante a semana chegam a frequentar o local diariamente cerca de 7 mil pessoas. Nos finais de semana esse número dobra. “O Ceret tem uma área muito bonita para fornecer a população, então quanto mais confortável e seguras as pessoas se sentirem no parque melhor”, afirma o administrador.

Essa é a segunda vez que a Fundação Sérgio Contente faz doação ao Ceret com o objetivo de melhorar o parque. Em 2012, a entidade doou 19 bebedouros, feitos em granito e com filtro que melhora a qualidade da água.

Projetos para toda a sociedade – Além da doação de brinquedos e a restauração da área infantil, a Fundação Sérgio Contente realiza no Ceret a Caminhada nos Parques. Em cinco edições, o projeto já reuniu mais de 15 mil pessoas. A próxima está marcada para 28 de junho e espera contar com 8 mil participantes.

A Fundação Sérgio Contente promoveu no Ceret, em 2012, o projeto Zooterapia no Parque, em parceria com o Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada (Gati) e o Projeto Caminhar do Centro de Reabilitação e Equoterapia. Ambos tiveram apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).

Todos os releases desta empresa estão disponíveis no site da Versátil Comunicação.

Fonte:Versátil Comunicação Estratégica