Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Doutores da Alegria

Doutores da Alegria

Publicada em : 08/07/2014

Grupo realiza edital para oficinas de orientação para palhaços que atuam em hospitais de SP

Divulgação
Divulgação
Iniciativa visa orientar a atuação dos palhaços em sua intervenção, reforçar a atuação em rede e compartilhar experiências.

A ONG Doutores da Alegria recebe, a partir desta terça-feira, 1º de julho, inscrições para as Oficinas de Orientação do Programa Palhaços em Rede.

Serão selecionados até 24 participantes (grupos e/ou indivíduos) que atuam com a figura do palhaço em hospitais do Estado de São Paulo para participar de oficinas de orientação, que têm por objetivo reforçar a atuação em rede, compartilhar a realidade dos grupos, aprimorar sua atuação e suas intervenções.

Podem se inscrever pessoas que mantêm projetos individuais ou grupos de interação em hospitais: amadores ou profissionais, voluntários ou receber remuneração pelas interações nos hospitais; podem ser  pessoa física ou jurídica, isto é, constituídos como ONG ou empresa.

O prazo limite para a inscrição é 10 de agosto.  Para participar é preciso ter experiência de um ano como palhaço em hospitais e ser cadastrado no programa, que pode ser acessado pelo site oficial dos Doutores da Alegria (www.doutoresdaalegria.org.br).

Preenchidos estes pré-requisitos, os interessados devem enviar para o e-mail oficinasrede2014@doutoresdaalegria.org.br  uma carta de pelo menos um hospital certificando a atuação do grupo e material de imprensa ou internet documentando o trabalho.

Os pré-selecionados receberão uma visita da equipe de formação dos Doutores de Alegria em sua cidade, entre os meses de agosto e setembro. O intuito é acompanhar uma hora de trabalho de cada grupo, conhecê-los para acrescentar temas compatíveis com a realidade de cada um ao conteúdo das oficinas. A seleção final será divulgada em 19 de setembro.

Já na sede da ONG, em São Paulo, serão realizadas duas oficinas de orientação em sala de aula (27 e 28/9 e 08 e 09/11). O conteúdo inclui desde exercícios e jogos de integração, sensibilização e improviso até maquiagem e figurino, além de questões relacionadas à parceria com hospitais e observações a partir das visitas realizadas nas cidades.

No complemento do projeto, acompanhados por um artista formador dos Doutores da Alegria, os participantes visitarão uma dupla de palhaços do elenco da ONG em um dos hospitais atendidos pelo grupo (entre 29/9 e 24/10; e 10 e 29/11).

Rede de cooperação
O programa Palhaços em Rede atua desde 2007 com a articulação de uma rede de relacionamento e cooperação, gerando impacto efetivo no trabalho dos diferentes grupos e indivíduos que utilizam a figura do palhaço para atuar sistematicamente com pacientes. O programa busca melhorar a qualidade do que é levado para a criança ou adulto hospitalizado, reforçando a identidade e a vocação de cada grupo.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, desde 1991, atua junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A essência do trabalho é a utilização, no hospital, da paródia do palhaço que finge ser médico, tendo como referência a alegria e o lado saudável dos pacientes e colaborando para a transformação do ambiente onde se inserem.

Em mais de duas décadas de trajetória, já realizou mais de 1 milhão de visitas com um elenco de cerca de 40 palhaços profissionais (não voluntários) e  possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Durante esse período, a organização ampliou e diversificou suas atividades, a partir do Programa de Palhaços Besteirologistas, e hoje possui um leque de ações que visam compartilhar a cultura da alegria a um maior número de pessoas.

No Rio de Janeiro, Doutores da Alegria mantém um programa que leva variadas formas de arte, como circo, música e poesia, a pacientes de hospitais públicos, já tendo contemplado mais de 30 mil pessoas; e, no país inteiro, a ONG articula uma rede de 1.158 iniciativas semelhantes.

Doutores da Alegria desempenha, por meio de sua Escola, um papel referencial na pesquisa da linguagem do palhaço e na formação de jovens, artistas profissionais e interessados – cerca de 200 jovens artistas já se formaram em um programa com duração de dois anos. Outras atividades artísticas, como peças teatrais e as Rodas Besteirológicas, são apresentadas ao público em geral.

Mantida por doações de pessoas e empresas como a White Martins, a organização é reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora.

Possui a certificação de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal. Recebeu o Prêmio Criança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde. Recentemente recebeu a certificação de entidade de assistência social do CNAS.

DOUTORES DA ALEGRIA
Em São Paulo: Rua Alves Guimarães 73 / Pinheiros. 11 3061-5523.

Mais informações Doutores da Alegria:
Facebook: www.facebook.com/doutores
Twitter: @doutores
Blog: www.doutoresdaalegria.org.br/blog
YouTube: www.youtube.com/tvdoutores
Flickr: www.flickr.com/photos/doutores_da_alegria
Site: www.doutoresdaalegria.org.br

Fonte:Editor - Edison Paes de Melo