Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Gratuidade para passageiros co...

Gratuidade para passageiros com mais de 60 anos

Publicada em : 04/04/2014

gratuitamente em ônibus municipais na cidade de São Paulo

Divulgação
A medida, publicada no Diário Oficial, amplia o direito à isenção de pagamento da tarifa nas linhas urbanas de ônibus, no âmbito do Município de São Paulo, para os cidadãos desta faixa etária, então em vigor para o público masculino com mais de 65 anos. No caso das mulheres, a legislação anterior já garantia o transporte gratuito a partir dos 60 anos.

Para adquirir o benefício de isenção da tarifa, é necessário solicitar o Cartão Especial do Idoso, um Bilhete Único Especial com nome e foto, que deve ser solicitado nos postos da São Paulo Transporte (SPTrans), de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h e 16h. É necessário levar cópia e original do RG e um comprovante de residência. A foto é feita no próprio local, sem custo.

A utilização do bilhete deverá ser feita nos validadores dos ônibus para liberar a catraca ao beneficiado que poderá descer pela porta dianteira (após girar a catraca) ou traseira.

Ou, em caso de não possuir o bilhete, o passageiro poderá embarcar pela porta dianteira e apresentar ao operador um documento com fotografia que permita sua identificação e comprove a idade.

De acordo com a SPTrans, a extensão da gratuidade no transporte aos homens com até 64 anos poderá beneficiar 39 mil pessoas na capital paulista. Atualmente a cidade tem cerca de 600 mil idosos utilizando o benefício.

Para o Vereador Toninho Paiva, integrante da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, a regulamentação da Lei 15.912 facilitará a mobilidade urbana para o público da terceira idade em SP. “É um direito que visa a facilitar a mobilidade urbana para os cidadãos nessa faixa etária, ainda exclusos desse benefício. É mais uma conquista da terceira idade que muito contribui para o progresso do País”, afirma.

Fonte:Assessora de comunicação na Câmara Municipal de SP