Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Planetas e “bebê pinguim” nas ...

Planetas e “bebê pinguim” nas férias

Publicada em : 17/01/2014

Santo André (SP) oferece atrações no Planetário Johannes Kepler e no Pinguinário; atividades vão até dia 2 de fevereiro

Divulgação
O município de Santo André, na região do ABC paulista, oferece uma programação especial para as crianças no período de férias escolares. As atividades ocorrem na Sabina Escola Parque do Conhecimento – complexo de 8,2 mil metros quadrados, coordenado pela Secretaria de Educação local, em que é possível conhecer o Pinguinário e o Planetário Johannes Kepler, além de ver réplicas de dinossauros e ter contato com experimentos nas áreas de física e biologia.

O planetário abrirá de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, até o dia 2/2. Haverá a exibição do filme “O aniversário do Pingo”, animação infantil em 360 graus que aborda o surgimento do universo. Outras duas atrações são a Oficina Astrokids, em que monitores estimulam a construção de objetos de astronomia e astronáutica, e a Atividade Astrolúdica, em que as crianças se divertem com jogos pedagógicos.

O Planetário Johannes Kepler - é o único do Brasil com sistemas de projeção ótico e digital, que funcionam de maneira sincronizada para reproduzir mais de 6 mil estrelas, com cores, brilho e cintilações semelhantes às originais. Trata-se de um conjunto tecnológico de última geração, que reúne um sistema de alta qualidade para reprodução de imagens, vídeos e animações, de modo a proporcionar efeitos visuais incríveis.

Quem quiser se aprofundar no aprendizado da astronomia terá à disposição dois minicursos gratuitos – um sobre o sistema solar e outro relacionado ao reconhecimento do céu. As aulas ocorrerão nos dias 18 e 25/1 (sábados), das 9h às 12h. O primeiro curso oferece 100 vagas e o segundo, 230. Para participar é necessário ter mais de 15 anos e fazer inscrição antecipada até o dia 17/1. A ficha deve ser solicitada ao endereço eletrônico sabina@santoandre.sp.gov.br.

“BEBÊ PINGUIM” – A mais nova atração do Pinguinário da Sabina Escola Parque do Conhecimento é o primeiro filhote de pinguim de Magalhães, nascido às vésperas da virada do ano. Ele é o 24º morador do espaço, que deverá contar, em breve, com mais dois bebês, cujos ovos estão ainda sendo chocados por dois casais.

Os pinguins de Magalhães têm cerca de 70 cm de altura e pesam 5 kg em média. Vivem em regiões de clima temperado, com variações de temperatura entre 7 e 35ºC. São encontrados na Patagônia, Chile e Argentina e vivem em grupos de 20 ou mais animais.

Para saber a respeito da programação de férias do Planetário Johannes Kepler e do Pinguinário, basta acessar o site da Prefeitura de Santo André www.santoandre.sp.gov.br ou ligar para o telefone (11) 4422-2000. A Sabina Escola Parque do Conhecimento fica na Rua Juquiá, s/n, Paraíso, Santo André/SP. Há estacionamento gratuito no local.

Fonte:Ateb Comunicações