Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Pedala São Paulo

Pedala São Paulo

Publicada em : 01/11/2013

Evento conscientiza sobre a importância em aderir a bicicleta como meio de transporte, além de expor bikes e bicicletários



A capital paulista receberá mais uma atividade que busca valorizar meios de transporte sustentáveis para colaborar com o meio ambiente. Dessa vez o movimento Pedala São Paulo, que tem a finalidade de incentivar a locomoção por bicicletas de maneira segura na cidade, promove o “Encontro Pedala São Paulo”, evento que busca conscientizar a sociedade no sentido de adotar a bike como meio sustentável e também ajudar na melhoria do trânsito. Formado por debates, exposição de bicicletas e intervenções artísticas em bicicletários, a atividade será realizada no dia 12 de novembro, das 15h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

O espaço reservado para os debates tem capacidade para receber 150 espectadores, que, para participarem, precisam se inscrever e deste modo adquirir o convite. A inscrição é gratuita.

O “Encontro Pedala São Paulo” é realizado por cicloativistas que compõem o movimento, entre eles o fundador do grupo e administrador de empresas, Sérgio Zolino, e outros integrantes, como Marcus SulzBacher, diretor de criação da AlmapBBDO; o empresário João Paulo Diniz; a empreendedora e psicóloga Claudia Vidigal; e o documentarista e jornalista Tomas Cavalieri, diretor da 10&20 Filmes.

A mesa de debates estará com apresentações divididas por temas e horários, como a seguinte agenda:

15h às 15h30 – “Pedala São Paulo – um movimento para a cidade”
Sérgio Zolino explicará como nasceu o coletivo. Logo após, a mesa terá a presença do Deputado Federal Walter Feldman, que falará sobre os benefícios na socialização entre as pessoas quando a bicicleta é inserida na rotina de exercícios físicos e como meio de locomoção. Eduardo Mello, ex-executivo da multinacional Unilever, irá pontuar a visão e a ideia que norteia a missão do coletivo.

15h30 às 15h40 – “Apresentação dos temas que serão debatidos”
A jornalista e cicloativista Renata Falzoni, do site Bike é Legal (ESPN) irá apresentar os assuntos e os nomes que integrarão as próximas mesas de debates. A bike repórter tem ampla experiência na área, sendo que em 1989 fundou o Night Biker´s Club do Brasil e em 1998 liderou a comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, pedalando de Paraty até Brasília para reivindicar ao então presidente da época, Fernando Henrique Cardoso, o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro.

15h40 às 16h40 – “Roda de debate – Respeito e Segurança”
Renata Falzoni será a mediadora. Celso Jatene, atual secretário de Esportes da cidade de São Paulo, e Ricardo Alemão, cicloativista e coordenador do Pedala Manaus, falarão sobre os principais problemas e demandas que as grandes metrópoles enfrentam ao incluir a bicicleta como meio de transporte.

O publicitário SulzBacher irá falar sobre o seu papel como cicloativista e como divulga a atividade por meio do Marketing, oferecendo uma mensagem direta e clara. Este trabalho vem para solucionar os termos específicos presentes nas ações, que distanciam o interesse da maioria das pessoas.

16h40 às 17h – “Roda de debate – Saúde e Política Pública”
O empresário João Paulo Diniz é um dos convidados que vai contribuir com suas experiências, como ciclista há mais de 30 anos.

Já o professor, cientista e chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Saldiva, estará presente por desenvolver estudos sobre os benefícios do uso da bicicleta e os impactos da poluição urbana. O ex-prefeito de Sorocaba (SP), Vitor Lippi, que transformou a cidade em sua gestão a partir de projetos voltados à locomoção por bikes, completa o time de convidados da última palestra.

14h às 18h – Exposição de bicicletas e bicicletários
O público presente poderá conferir a exposição de 25 bicicletas e bicicletários estilizados por artistas convidados e alunos da Universidade Anhanguera. Depois do encontro, cinco serão reunidos em uma mostra no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) durante uma semana.

Os aparelhos, exibidos no evento, serão distribuídos e instalados pelas 31 subprefeituras de São Paulo, onde ficarão expostos por um mês, após a liberação da Lei Cidade Limpa e aprovação da Comissão de Paisagem Urbana (CPPU) para a campanha do movimento.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Caloi, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Casa do Bom Conteúdo, Nou Spray, Conexão Cultural, Easy Taxi, CarTaxi, Revista Trip, Editora3,  Editora Horizonte Geográfico, MIS, MuBE, Kailash, Bike Café e da Rádio Rock 89 FM.

“Encontro Pedala São Paulo”
Data: 12 de novembro, terça-feira
Horário: das 15h às 18h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo
Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa – São Paulo/SP
Inscrições: via e-mail – eduardo@adventurecamp.com.br

Fonte:Máquina Comunicação Corporativa Integrada