Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Festa do Peão de Barretos 2013

Festa do Peão de Barretos 2013

Publicada em : 14/08/2013

O maior rodeio da América Latina, que acontece de 15 a 25 de agosto, reunirá mais de 400 competidores do Brasil e do mundo, as principais estrelas da música brasileira e um público estimado em cerca de 1 milhão de visitas



O maior rodeio da América Latina, que acontece de 15 a 25 de agosto, reunirá mais de 400 competidores do Brasil e do mundo, as principais estrelas da música brasileira e um público estimado em cerca de 1 milhão de visitas

A 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, será a central do esporte, lazer e cultura no interior do Estado de São Paulo.

Durante 11 dias, o maior rodeio da América Latina reunirá mais de 400 competidores do Brasil e do mundo, mais de 100 atrações musicais que contam com a participação das principais estrelas da música brasileira e um público estimado em mais de 900 mil pessoas. A programação completa do evento está disponível no site www.independentes.com.br.

Para os amantes do rodeio, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos terá a realização da final do Circuito Barretos de Rodeio e do Barretos International Rodeo, além de outras competições e desafios de abrangência nacional e internacional, que distribuirão cerca de R$ 500 mil em prêmios.

Os visitantes do Parque do Peão ainda contarão com uma estrutura que reúne mais de 300 expositores na Feira Comercial e Gastronômica possibilitando encontrar produtos diversificados e com preços diferenciados.

“A Festa do Peão de Barretos é planejada para despertar emoção e alegria no público, alinhadas ao objetivo maior que é a preservação da cultura sertaneja e de raiz”, afirma Hugo Resende Filho, presidente da Associação Os Independentes.

Diversidade musical
A Festa do Peão de Boiadeiro é o ponto de encontro de todas as tribos e estilos musicais passando pelo pop, house music, axé, gospel e, logicamente, o sertanejo em suas mais variadas vertentes.

Os visitantes do Parque do Peão terão a oportunidade de acompanhar os principais nomes da música brasileira que totalizarão mais de cem atrações musicais divididas em cinco diferentes palcos: Estádio, Esplanada, Berrantão, Raízes Sertanejas e Culturando.

No estilo gospel, o destaque ficará por conta de Aline Barros, uma das maiores cantoras do gênero no país e que se apresentará em Barretos pela primeira vez.

O agito do axé music ficará por conta do cantor Tomate, que será responsável pelo comando da festa ao melhor estilo da Bahia.

Já a energia da house music será responsabilidade do Projeto BPM, que promete transformar a arena de rodeio em uma verdadeira balada, com a participação de Paulinho Squilaci (DJ e Percussionista) e Marcel Oliveira (DJ e Remixer).

A tradição sertaneja terá uma maratona inédita que se dividirá entre o Projeto Villa Mix, que será composto por três espaços diferentes (Palco Villa Mix, Berrantão e Trio Elétrico), onde se apresentarão nomes consagrados como Jorge & Matheus, Gusttavo Lima, Maria Cecília & Rodolfo e Naldo, Humberto & Ronaldo, Israel Novaes, Guilherme & Santiago, Matheus & Kauan e Léo Verão & Daniel Freitas, entre outros.

O tradicional palco do Estádio de Rodeios será reservado para os encontros inéditos e exclusivos envolvendo grandes nomes como Gusttavo Lima e Jorge & Mateus, no primeiro sábado (17/08), e a apresentação dos Embaixadores da 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone, que tocarão juntos no segundo sábado (24/08), entre outros.

Preservação da cultura
Mantendo a tradição das comitivas de boiadeiros e a cultura do “estradão”,  o evento mantém suas raízes sertanejas por meio de atrações como o concurso da Queima do Alho, que acontece no segundo sábado (24/08), no rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão. 

O show gastronômico fica por conta das comitivas, que cozinham o tradicional cardápio dos peões de boiadeiro que incluem arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em um fogão improvisado, bem próximo ao chão. O vencedor é o cozinheiro que preparar a melhor refeição à moda dos tropeiros respeitando as tradições e condições do espaço que reproduz os pontos de pouso das comitivas de boiadeiros.

Para ambientar, o espaço conta ainda com apresentações de catira, moda de viola e o tradicional Concurso de Berrantes.

Rodeio
No Estádio de Rodeio, as atenções ficarão por conta da disputa dos melhores competidores nas diversas modalidades de montaria, que sonham em brilhar na principal arena da América Latina.

“Vencer em Barretos é um divisor de águas na carreira do competidor”, diz Marcos Abud, Diretor de Rodeio.

No primeiro final de semana, entre os dias 15 e 18 de agosto, acontecerá a final do Circuito Barretos de Rodeio (montarias em touro), além das etapas da ANTT (Associação Nacional de Três Tambores) e provas de Team Penning.

Neste ano, pela primeira vez em Barretos, a prova de Três Tambores terá disputas na categoria Mirim da ANTT. A disputa envolverá garotas até 12 anos, que representam os novos talentos do esporte que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil.

Entre os dias 19 e 21 de agosto será a vez das finais do Campeonato Barretos de Team Penning, Campeonato Barretos de Três Tambores e o Top Brasil Rodeio entre Estados.

Nas montarias, os dois melhores times garantem a classificação para o 21º Barretos International Rodeo, que acontecerá no segundo final de semana, entre os dias 22 e 25 de agosto.

Rancho do Peãozinho
Como a 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos possui um clima familiar, o público infantil também conta com um espaço exclusivo no Rancho do Peãozinho, projetado especialmente para reproduzir todos ambientes do Parque do Peão de forma lúdica e com conceitos de educação e tradições culturais.

O espaço, que recebe excursões de mais de 40 cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, entre escolas e entidades assistências, além de turistas de todo o Brasil, contará com atrações demonstrando ambientes urbanos e rurais de forma sustentável para estimular a consciência ecológica.

No ambiente do Rancho do Peãozinho, as crianças terão a oportunidade de visualizar o sistema de uma cidade sustentável, visitar um centro cultural ecológico, conhecer uma calçada ecológica, ver os detalhes de ninhos gigantes e observar os detalhes de uma área rural sustentável, além dos espaços tradicionais que fazem alusão ao universo sertanejo.

O espaço funcionará entre os dias 16 e 25 de agosto, das 9h às 18h, com o apoio de mais de 100 monitores e cerca de 200 voluntários para auxiliar as crianças em atividades educativas.

Durante o período da festa, o espaço recebe, em média, cerca de 70 mil visitas, que também podem desfrutar de atividades culturais, de recreação, além de participar de outras ações como a Rádio Peãozinho e o Rodeio de Carneiros, que acontece na miniarena.

As escolas e instituições sem fins lucrativos podem agendar, gratuitamente, excursões de alunos e de grupos durante todo o período da festa.

Fonte:Phábrica de Ideias - Assessoria de Imprensa