Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Estação São Miguel Paulista co...

Estação São Miguel Paulista começa a operar no dia 29/7

Publicada em : 26/07/2013

Na fase de implantação, até 04/08, a unidade atenderá os trens da via 1 – sentido Brás


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) dará início à operação na nova Estação São Miguel, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), na próxima segunda-feira, 29. Por uma semana, até o dia 4 de agosto, a operação será compartilhada com a antiga estação, que continuará atendendo os usuários dos trens sentido Calmon Viana, na via 2, para embarque e desembarque. As composições sentido Brás, na via 1, prestarão serviço na nova unidade. Essa operação compartilhada é necessária para possibilitar a execução de obras de interligação das novas vias permanentes com as antigas, sem a interrupção da prestação do serviço.

Com investimento de R$ 45,9 milhões, a instalação tem total acessibilidade e está dimensionada para atender à crescente demanda de passageiros. Conta com plataformas cobertas, elevadores, escadas rolantes, banheiros comuns (masculino e feminino) e adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Atualmente, cerca de 14 mil usuários/dia útil embarcam em São Miguel.

O edifício também ganhou bilheteria com vidros blindados, salas de apoio ao usuário e modernos sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos e de sonorização e telefonia. Dispõe também de  iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, além de equipamentos de proteção e combate a incêndio. Nas plataformas, displays digitais (PDT - Painel de Destino dos Trens) informam o horário e o destino dos trens.

A estação conta com sistema de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem. O sistema consiste na coleta de águas pluviais, na cobertura das estações, e encaminhamento, por tubulação independente, para reservatórios de retenção e de reaproveitamento, onde é feita adição de cloro para desinfecção.

Acessos
O acesso à nova estação será pelo lado Sul, na Rua Beraldo Marcondes, em frente à praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). O local foi urbanizado com serviços de jardinagem, paisagismo e iluminação pública. Por meio deste acesso, que fica na esquina da Av. São Miguel com a Rua Beraldo Marcondes, ficou mais fácil chegar aos serviços públicos da região, tais como o CRI (Centro de Referência do Idoso), o Hospital e Maternidade São Miguel, a Subprefeitura, além de postos bancários e igrejas.

Um outro acesso, pela rua Salvador de Medeiros, está sendo providenciando pela CPTM. Atualmente em fase de projeto e contratação de obras.

Quanto à construção do acesso Norte, que atende ao Jardim Lapenna, a licitação está em curso. Está previsto para dia 2 de agosto o recebimento das propostas das empresas interessadas na execução desta obra, que  inclui a construção de um bicicletário. A reintegração de posse de imóveis, construídos na região, também faz parte das providências necessárias para o início da obra.

Perfil da linha
A Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) tem 38,8 km de extensão e atende três municípios: a capital paulista, Itaquaquecetuba e Poá. Atualmente, cerca de 220 mil usuários utilizam a linha nos dias úteis. A exemplo das outras cinco linhas da CPTM, a Linha 12-Safira também está sendo modernizada.  As obras contemplam a capacitação da infraestrutura e abrangem a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, rede aérea e via permanente (trilhos). Nos últimos anos, seis estações da Linha 12-Safira passaram por obras:

5 novas: USP Leste; Jardim Helena-Vila Mara; Jardim Romano; Comendador Ermelino  e Itaim Paulista
1 modernizada: Calmon Viana

Fonte:CPTM