Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Novas regras inibem fraude no ...

Novas regras inibem fraude no consignado

Publicada em : 22/07/2013

Saiba o que mudou com as novas normas para evitar fraudes e endividamento excessivo


O empréstimo consignado para aposentados pelo INSS, uma das linhas de crédito mais baratas, está com novas normas para evitar fraudes e endividamento excessivo.

Pela nova regra, o segurado que denunciar desconto indevido de empréstimo consignado em seu benefício do INSS terá os descontos em folha suspensos e, além disso, ficará com a margem consignada bloqueada até que a denúncia seja apurada.

Antes dessa norma, o segurado que conseguisse a suspensão dos descontos tinha toda a margem consignada liberada e ainda poderia fazer novo empréstimo consignado até o limite de 30% de sua renda. Com isso, abria-se a possibilidade de existir fraudes, já que o segurado poderia “pular” de empréstimo em empréstimo, sob a alegação de ter sido vítima de fraudes.

Mais ainda, a regra anterior possibilitava a realização de empréstimos acima da capacidade de pagamento do tomador, liberando a margem de um consignado para obter outro crédito.

Agora, se 10% da renda estivessem comprometidos com um empréstimo consignado, e a operação fosse denunciada como indevida ao INSS, a margem de 10% ficaria bloqueada até a apuração ser finalizada. Se o aposentado que denunciou fraude quisesse obter um novo empréstimo, teria apenas 20% da renda disponíveis. A medida ajuda também a evitar que os aposentados se endividem demais.

No empréstimo consignado para aposentados pelo INSS o desconto é feito diretamente do pagamento do benefício da aposentadoria. As taxas de juros variam de 0,74% a 2,14% ao mês.

Fonte:Tamer