Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Capital ganhará mais três faix...

Capital ganhará mais três faixas exclusivas para ônibus na segunda

Publicada em : 19/07/2013

Operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’, implantará três novas faixas nas zonas Norte, Leste e Oeste


A cidade de São Paulo ganhará na próxima segunda-feira (22) três novas faixas exclusivas para ônibus, nas zonas Norte, Leste e Oeste. As novas vias destinadas para aumentar a velocidade do transporte coletivo somam mais 900 metros de trechos, além dos 83,2 km que já foram implantadas desde o início do ano, com a operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’.

No bairro da Lapa, na Zona Oeste, a faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão na rua Brigadeiro Gavião Peixoto, no sentido Centro, entre a rua Barão da Passagem e a avenida Mercedes, que emenda com a faixa já existente a partir desta avenida. Os ônibus terão exclusividade no novo trecho de segunda à sexta-feira, das 6h às 9 horas. Pela Brigadeiro Gavião Peixoto circulam 28 linhas de ônibus, transportando,
aproximadamente, 181,5 mil passageiros em um dia útil.

Na Vila Prudente, na Zona Leste, a faixa será implantada na Rua Ibitirama, no sentido Centro, com extensão total de 300 metros, entre a Rua José dos Reis e a avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Pela rua Ibitirama circulam 25 linhas de ônibus, transportando, aproximadamente, 162,5 mil passageiros em um dia útil.

A terceira faixa exclusiva será implantada no bairro da Casa Verde, na Zona Norte, na rua Zilda, sentido Centro, no trecho entre a rua Graciano Altiério e a avenida Engenheiro Caetano Álvares. O trecho será operado de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, com extensão de 100 metros. Na rua Zilda circulam nove linhas de ônibus transportando aproximadamente 75.360 passageiros em um dia útil, com frequência média de 60 ônibus/hora na faixa mais carregada do Pico Manhã. Já o período da tarde a frequência média é de 49 ônibus/hora.

Balanço de faixas exclusivas
Desde o início do ano, sem contar as três novas faixas que serão implantadas na segunda (22), a Prefeitura de São Paulo já implantou 83,2 km de faixas exclusivas na cidade. No Programa de Metas 2013-2016 estão previstas implantações de 150 km de faixas exclusivas.

Mas o cronograma foi adiantado com aporte de novos investimentos e o planejamento é implantar 220 km de vias destinadas para aumentar a velocidade dos coletivos até o fim deste ano.

Vias como a Marginal Pinheiros, com 21 km, Marginal Tietê, com 12,7 km, a avenida Paulista com 2 km e a Doutor Arnaldo com 710 metros, foram algumas das grandes vias que receberam faixas exclusivas em 2013.

Fiscalização e trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Para sinalizar a nova faixa na Vila Prudente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou 40 placas de sinalização. Na Lapa foram colocadas 24 placas de sinalização.

Para a implantação da faixa na Rua Zilda, a CET vai alterar a circulação de algumas vias na região com o objetivo de melhorar as condições do trânsito e eliminar o conflito veicular do cruzamento da rua Zilda com a avenida Engenheiro Caetano Álvares. Será implantado sentido único de direção (sentido da primeira para a segunda) na rua Zilda, entre a avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Rua Ouro Grosso; na rua Ouro Grosso, entre as ruas Zilda e Armando Coelho Silva; e na Armando Coelho Silva, entre as ruas Ouro Grosso e Águas Virtuosas.

As linhas de ônibus que atualmente circulam pela rua Zilda, no trecho entre a rua Ouro Grosso e a avenida Engenheiro Caetano Álvares, passarão a seguir o novo itinerário à direita na rua Ouro Grosso, à esquerda na Armando Coelho Silva e à esquerda na Águas Virtuosas, acessando a avenida Engenheiro Caetano Álvares.

Fonte:Prefeitura de São Paulo