Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Lectionautas marcam presença n...

Lectionautas marcam presença na JMJ

Publicada em : 18/07/2013

Voltado para a geração digital, projeto usa a Internet para difundir a Lectio Divina, método de leitura orante da Bíblia


O projeto Lectionautas, iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) com o Celam - Cebipal (Conferência Episcopal Latino Americana – Centro Bíblico Pastoral para América Latina) será um dos destaques da Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude 2013, que acontece de 23 a 26 de julho, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ). Esse projeto, baseado no método Lectio Divina, leitura orante da Bíblia, utiliza a internet como principal meio de comunicação com o jovem. Num estande reservado para o projeto Lectionautas, visitantes de todo o mundo poderão conhecer e se engajar neste programa que, além de estimular a leitura orante da Bíblia, tem como objetivos principais capacitar jovens líderes católicos para disseminar o método e aproximar a juventude da Palavra de Deus e de seus ensinamentos.

O projeto Lectionautas está presente em 20 países. No Brasil, é resultado de uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). “A juventude de hoje se caracteriza pela adesão incondicional à tecnologia. Buscam explicação para tudo na Internet, mas descobrem que, para certas questões, não existem respostas, a não ser em Deus. Ao incentivar a leitura bíblica, utilizando o meio digital, a Lectio Divina promove a aproximação deste jovem com a Biblia, palavra viva de Deus, que fala a todas as gerações”, assegura o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

A leitura orante é uma prática dos cristãos, adotada desde os primeiros séculos. Adaptado para atender o público jovem, o método da Lectio Divina tem o objetivo de promover a comunhão com Deus a partir de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação-ação.

Sessões diárias - No estande dos Lectionautas, as sessões da Lectio Divina terão como tema “Os caminhos da fé no Evangelho de Lucas” e serão realizadas diariamente às 10h, 12h, 16h e 18h. Além dos exercícios, haverá apresentação musical, conduzida pelo panamenho Frei Richard Godoy Vaca, conhecido como Frei Rap, por levar o evangelho em ritmo de rap, salsa e merengue, entre outros estilos musicais.

Na tenda de Oficinas da Feira Vocacional, o projeto Lectionautas também estará presente. Todos os dias, às 13h (exceto dia 25, que será às 15h30), bispos de diferentes países conduzirão os exercícios de Lectio Divina para os jovens. Confira a programação:

Dia 23/07 (13h), em espanhol: Monsenhor Mariano Parra, bispo da Cidade Guyana (Venezuela)
Dia 24/07 (13h), em português: Dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas/Fco Beltrão (Brasil)
Dia 25/07 (15h30), em português: Dom Jacinto Bergmann, bispo de Pelotas (Brasil)
Dia 26/07 (13h), em inglês: Cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston (EUA)

Serviço:
Lectionautas na Feira Vocacional JMJ 2013
Data: de 23 a 26 de julho de 2013
Horário: Das 8h às 20h
Local: Quinta da Boa Vista
Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão
Rio de Janeiro - RJ

Fonte:Oficina da Palavra