Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Prêmio ABRE da embalagem está ...

Prêmio ABRE da embalagem está com inscrições abertas

Publicada em : 03/07/2013

Edição traz Módulo Competitividade Internacional que faz parte do Projeto Design Embala, uma parceria entre a ABRE e a Apex-Brasil


Está no ar o hotsite para votação da Categoria Voto Popular Consumidores do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. O Hotsite é http://www.abre.org.br/premio_2013/voto_online/

Realizado pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, a premiação é primordial para fomentar o mercado de embalagens, estimulando a indústria a investir em novos projetos e reconhecer as empresas que aprimoraram suas embalagens, identificando as embalagens brasileiras que obtiveram destaque no mercado nacional e internacional.

Completando 13 anos, ganhou notoriedade ao longo desse período devido a sua seriedade, expressividade e credibilidade, premiando empresas brasileiras de todos os portes, mostrando assim que desenvolver uma boa embalagem é fundamental para todos os tipos de produtos de diversas categorias, pois a embalagem bem desenvolvida proporciona qualidade de vida para toda a sociedade.

O Prêmio tem como objetivos principais eleger as embalagens que se destacam como ícones de excelência em qualidade, tecnologia, design, funcionalidade e inovação, eleger os drivers que são os ícones em soluções para o mercado e para os consumidores, conferir relevância ao setor por meio de uma premiação importante e diferenciada, incentivar a eficiência dos processos e o desenvolvimento sustentável, promover a integração dentre a cadeia produtiva, a interface com a sociedade e os produtos nacionais em mercados externos por meio da embalagem, valorizando a Marca Brasil.

Dividido nos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão, Competitividade Internacional, Marketing e Especial que contam com categorias estratégicas que representam importantes frentes de atuação do setor, premiará as 03 (três) embalagens que mais se destacaram em sua categoria, conferindo a elas os prêmios Ouro, Prata e Bronze.

A expressiva novidade dessa edição foi o lançamento do Módulo Competitividade Internacional que contará com diferentes categorias para valorizar os desenvolvimentos em embalagem de produtos para exportação, premiando as melhores embalagens produzidas no Brasil para serem comercializadas no mercado externo.

Esse Módulo faz parte do Projeto Design Embala, uma parceria entre a ABRE e a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos através da Unidade de Inovação e

Design.  Para escolher os vencedores desta categoria serão convidados especialistas internacionais que trarão a visão dos mercados alvos para uma avaliação criteriosa das embalagens inscritas nessas categorias.

Com parceria da Apex-Brasil e apoio da WPO – Organização Mundial de Embalagem, da ULADE – União Latino-Americana de Embalagem, da revista Época Negócios, do Senai São Paulo Design, as embalagens vencedoras são expostas nas principais feiras mundiais do setor como a Pack Expo e podem concorrer ao WorldStar, o mais importante prêmio internacional da categoria.

Fazem parte da Comissão Julgadora o Cetea - Centro de Tecnologia da Embalagem, a ABEDESIGN  - Associação Brasileira das Empresas de Design e o Ibevar - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.  Além das Associações e empresas apoiadoras, o Prêmio ABRE conta com patrocínio da Fispal Tecnologia e da Braskem.

Módulos e Categorias
O Prêmio ABRE está dividido em 7 módulos, Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc), Competividade Internacional, Marketing e Especial que agrupam diferentes categorias, dando ênfase às principais interfaces estratégicas da embalagem.

Assim, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira irá ressaltar, entre outros aspectos:
Inovação: criatividade, diferenciação tecnológica, forma, material, processo.
Funcionalidade: ergonomia, sistema de abertura e fechamento, empilhamento, utilização e aproveitamento do produto, transporte, forma e estrutura.
Qualidade: segurança, resistência, matérias-primas utilizadas, impressão.
Apelo de venda: objetividade de posicionamento do produto em sua categoria.
Atratividade: boa relação entre design gráfico e design estrutural.
Sustentabilidade: eficiência dos processos de produção e distribuição, otimização dos recursos naturais, proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicação da simbologia técnica, entre outros pontos que compõem.
Competitividade dos produtos Brasileiros para exportação.

Todos os módulos do Prêmio ABRE representam importantes frentes de atuação do setor e a avaliação das embalagens inscritas é feita através de rigorosos critérios de seleção por um grupo de profissionais especializados nas mais diversas áreas do segmento de embalagem.

Fonte:ABRE