Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Educação orienta alunos a evit...

Educação orienta alunos a evitar brincadeiras perigosas durante as férias

Publicada em : 28/06/2013

Recesso começa segunda-feira para 4,3 milhões de estudantes da rede e Secretaria destaca dicas para o período ser aproveitado com segurança


A partir da próxima segunda-feira, dia 1, cerca de 4,3 milhões de alunos da rede estadual de ensino entram em recesso escolar. Durante as férias é importante conscientizar crianças, jovens e seus responsáveis sobre como evitar os riscos associados à prática de 10 brincadeiras comuns no período. Por isso, a Secretaria da Educação do Estado faz alerta para o mês de julho ser aproveitado com segurança.        

“A pausa é fundamental para os estudantes desenvolverem outras atividades de lazer e de entretenimento. Para o descanso ser bem aproveitado é preciso atenção. São cuidados simples na hora de brincar que evitam acidentes sérios" afirma a diretora do Centro de Planejamento e Gestão da Coordenadoria da Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Eunice Turrini.

Pensando nisso, a equipe da CGEB preparou 10 dicas principais que proporcionam o bem-estar dos estudantes no recesso e ainda garantem o retorno saudável às aulas no próximo dia 1º de agosto.

Para aproveitar as férias com segurança, evite:
1. Empinar pipas em dias de chuva ou próximo das antenas, dos fios telefônicos e elétricos; vale lembrar para nunca utilizar cerol
2. Soltar balões;
3. Brincar próximo a ruas movimentadas;
4. Brincar sobre lajes e telhados;
5. Usar fogos de artifício;
6. Nadar em rios e lagos impróprios para banho;
7. Jogar bola em locais sem segurança;
8. Utilizar facas e objetos pontiagudos;
9. Brincar perto de janelas;
10. Brincar com fogo e produtos químicos;

Fonte:Secretaria da Educação do Estado de São Paulo