Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Custo do Condomínio registra l...

Custo do Condomínio registra leve aumento

Publicada em : 27/06/2013

O diretor de Condomínios da AABIC, Omar Anauate, diz que o usuário final não sentirá um grande impacto


Após a passagem do primeiro trimestre de 2013, havia a expectativas de que o IPEVECON (Índice Periódico da Variação de Custos Condominiais – Abril 2013)  mantivesse a tendência de equilíbrio, sendo que a variação do IPEVECON acabou refletindo uma variação um pouco maior do que a esperada para as despesas de condomínio neste período do ano. Assim, no mês de abril, o índice registrou elevação de 0,91%, enquanto o IGPM variou 0,15% no mesmo período. No resultado acumulado dos últimos doze meses, o índice de preços acumulou aumento de 7,29%, bastante superior à variação de 3,11% do IPEVECON.

Com relação à variação individual dos grupos de despesas, houve variação mais importante das despesas com encargos sociais e benefícios, que apresentaram respectivamente oscilações de 3,29% e 4,50%, tendência também observada no consumo de “Água”, que aumentou 2,24%. Em contrapartida, o item “Energia” apresentou variação negativa e relevante, de -10,01%. Com quedas menos relevantes e de menor impacto final, como o observado nas Despesas Administrativas (-1,28%) e Despesas Gerais (-6,19%), o índice acabou por extrapolar levemente a previsão de estabilidade.

Segundo o diretor de Condomínios da AABIC (Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo), Omar Anauate, o usuário final não sentirá grande impacto. “Não há previsão de despesas relevantes em maio, os custos de condomínio e o IPEVECON deverão manter-se estáveis, permanecendo nos patamares atuais”, explica.

Informações sobre temas na área de administração de condomínios e imóveis:

Fonte:AABIC