Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Hospital do Servidor Estadual ...

Hospital do Servidor Estadual tem estoque de sangue crítico

Publicada em : 21/06/2013

Banco de sangue funciona de segunda a sábado das 7h30 às 17h


O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) pede ajuda da população de São Paulo para repor o estoque do banco de sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na zona sul da capital paulista, que está com níveis críticos.
         Reforçar a quantidade de bolsas de sangue é fundamental para garantir, por exemplo, a realização de cirurgias que necessitam de transfusão.

O banco de sangue do HSPE funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 17h, inclusive aos feriados. O acesso é pela rua Pedro de Toledo, 1.800, no bairro do Ibirapuera.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não podem doar, assim como usuários de drogas, pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis e com diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade.

“É importante que o doador saiba que a quantidade de sangue retirada não afeta sua saúde, porque sua recuperação é imediata. É pouco para quem doa e muito para quem precisa”, diz o coordenador do banco de sangue do HSPE, Fabio Lima Lino.

         Na hora de doar, todos passam por uma entrevista, que tem o objetivo de dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão o sangue. Por isso, é importante que as respostas sejam sinceras. Tudo será mantido em sigilo. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, tais como hemácias, plaquetas, plasma, e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação.

Iamspe

Fonte:Iamspe