Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Prova teórica eletrônica para ...

Prova teórica eletrônica para tirar a primeira habilitação

Publicada em : 13/06/2013

Novo modelo de teste, que oferece resultado na hora, está disponível nas três unidades: Armênia, Aricanduva e Interlagos


Como parte do processo de modernização dos serviços de trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) passa a oferecer, nas unidades Armênia, Aricanduva e Interlagos, na capital paulista, a prova teórica eletrônica para quem vai tirar a primeira habilitação. Computadores agora substituem os cadernos de questões e as folhas de respostas, utilizados até então.

Mais seguro e ágil, o exame eletrônico oferece o resultado logo após a conclusão do teste. O candidato também ganha tempo de prova, já que não precisa mais preencher gabarito. Além disso, a capacidade de aplicação de provas aumentou, pois não é preciso esperar a formação de turmas: basta que o teste teórico seja pré-agendado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

“A ação faz parte de um conjunto de medidas que temos adotado para melhorar a formação do condutor. Além de agilizar o processo de habilitação, a prova eletrônica conta com um banco ampliado de questões, com foco na segurança no trânsito, cidadania e direção defensiva”, explica o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

Juntas, as três unidades da capital aplicam diariamente cerca de 1,6 mil provas teóricas para primeira habilitação. O teste de forma eletrônica  também está disponível em Guarulhos, Osasco, Suzano, Miracatu, Cajamar, Indaiatuba, Limeira, Itaquaquecetuba e Jales. Gradativamente, a prova em computador será implantada em outras unidades de trânsito do Estado.

Funcionamento – Desenvolvido em parceria com o Detran do Paraná, o exame eletrônico é respondido por meio de um teclado específico, com as funções de iniciar a prova, selecionar a alternativa considerada correta, avançar ou retornar às perguntas e finalizar o exame.

A prova destinada aos futuros motoristas aborda questões de Meio Ambiente, Cidadania, Mecânica, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros. Apesar de eletrônica, ela só pode ser feita nas unidades do Detran.SP.  

Composto por 30 questões, selecionadas aleatoriamente, o teste deve ser feito em 40 minutos. Será aprovado quem acertar pelo menos 21 questões (aproveitamento mínimo de 70%).

Para cada pergunta, são oferecidas cinco alternativas de resposta (A, B, C, D e E), sendo apenas uma a correta. Com a nova tecnologia, o resultado é divulgado logo após a finalização do exame, indicando a quantidade de acertos e erros em cada uma das temáticas abordadas.

Para familiarizar os candidatos com a ferramenta e auxiliá-los nos estudos, o Detran.SP disponibiliza o "Simulado de Prova Detran" no portal www.detran.sp.gov.br. O acesso deve ser feito no menu de "Serviços Eletrônicos", localizado na lateral direita da página inicial.

Atendimento ao Cidadão:

Disque Detran.SP
Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333
Demais localidades: 0300–101–3333
De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

Fonte:Detran