Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Fundação Abrinq lança Cartilha...

Fundação Abrinq lança Cartilha com foco na Copa 2014

Publicada em : 10/06/2013

Publicação de 20 páginas traz informações que podem proteger crianças e adolescentes antes, durante e depois dos megaeventos


Na próxima quarta-feira, 12 de junho, às 10h30, no auditório da ACEESP, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, a Fundação Abrinq – Save the Children lançará para a imprensa a cartilha ‘Copa 2014 e Olimpíadas 2016 – Juntos na proteção das Crianças e adolescentes’.

Os grandes eventos podem ser uma oportunidade de desenvolvimento das cidades e inclusão social. Geram empregos, melhoram moradias e ampliam direitos (..)”. Este trecho é parte da publicação que tem como objetivo mostrar como empresas, municípios, organizações sociais e a sociedade podem prevenir situações de violação de direitos de crianças e adolescentes antes e durante os megaeventos esportivos no Brasil.

Na publicação, é possível conferir que, por conta desses megaeventos, estão sendo feitos investimentos milionários em infraestrutura para sediar os eventos e turismo, mas, em contrapartida, pode-se observar que populações são excluídas tornando-se ainda mais fragilizadas. É preciso estar atento à violação dos direitos, entre elas o trabalho infantil urbano e a exploração sexual comercial.

Nas Olimpíadas de 2016 serão 380 mil estrangeiros a mais. Campanhas já estão sendo veiculadas no mundo todo, convidando os viajantes a fazerem um turismo de baixo impacto.

Abaixo, alguns setores que podem favorecer/ o emprego do trabalho infantil no período da Copa do Mundo e das Olimpíadas:

• Construção civil;
• Transportes;
• Rede de turismo;
• Comércio de rua;
• Indústria da confecção;
• Rede de reciclagem.

Fonte:Fábrica de Palavras