Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Campeonato Brasileiro de Ornit...

Campeonato Brasileiro de Ornitologia

Publicada em : 20/04/2013

Cerca de 5 mil aves serão julgadas durante a primeira etapa do campeonato, a partir do dia 28 de abril


Diamante de Gould, Manon, Star Finch... Todos esses nomes, cheios de detalhes internacionais podem remeter a um desfile de moda, onde os vários tipos de roupas são desenhados por grandes estilistas, descritos e analisados por especialistas. Mas não. Essas são espécies de algumas das aves domésticas que participarão da 1a etapa do 62º Campeonato Brasileiro de Ornitologia, um rígido ‘concurso de beleza’.

A 75 Km de São Paulo, Itatiba vai sediar o evento, que acontece de 28 de abril a 4 de maio e é realizado pela Federação Ornitológica do Brasil (FOB). O evento é aberto ao público em geral e vai reunir cerca de 5 mil aves, entre elas aves exóticas, psitacídeos, agapornis e periquitos ondulados australianos.

Para que tudo saia perfeito no dia do concurso, criadores de aves domésticas preparam suas ‘estrelas’ para o grande dia desde antes do seu nascimento. Tudo começa na escolha das aves que vão resultar em um “cruzamento perfeito” e passa por detalhes como a escolha das gaiolas, ventilação e iluminação do ambiente, alimentação balanceada e cuidados para evitar o estresse do animal, entre outros.

Como em um concurso de miss, critérios específicos como plumagem, tamanho, cor, porte e postura devem ser respeitados para que a ave seja campeã.         

Campeonato

A expectativa é de que mais de 2 mil pessoas visitem o Centro de Eventos da FOB. Além das cerca de 5 mil aves participantes do concurso, cerca de 1.000 aves estarão disponíveis para venda. A área de stands comerciais é aberta ao público durante todos os dias do evento. Já a área destinada ao campeonato poderá ser visitada a partir das 12h do dia 1⁰ de maio até às 17h do dia 4 de maio.

As aves exóticas estão entre as estrelas do campeonato, com as espécies diamante de gould, manon, mandarim, calafate e star finch, entre outras. Os agapornis, outro segmento presente no evento, também poderão ser vistos. As espécies cana, liliane, nigrigenis, pullaria, fischer, roseicolis e taranta são algumas das que prometem chamar a atenção dos visitantes pela diversidade de cores e pelos bicos diferenciados.

Os psitacídeos também são uma atração à parte. Os visitantes poderão conhecer espécies como neophemas, rosela stanley, rosela eximius, rosela adscitus, calopsita, loris stela, ring neck e papagaio do congo. Os periquitos ondulados australianos completam o evento.

Serviço:

Evento: 62º Campeonato Brasileiro de Ornitologia

Data: 28 de abril a 4 de maio (visitação pública começa às 12h do dia 1⁰ de maio e termina às 17h do dia 4 de maio)

Local: Centro de Eventos da FOB

Endereço: av. Luciano Consoline, 1.500 – Rodovia do Contorno – Itatiba

Horário: das 8h às 17h

Entrada: gratuita

Estacionamento: gratuito

Serviços disponíveis: lanchonete e restaurante

Informações: www.fob.org.br

Fonte:OS2 Comunicação