Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ 3 x Língua Portuguesa

3 x Língua Portuguesa

Publicada em : 15/04/2013

Museu comemora 3 milhões de visitantes com três meses de visitação grátis às terças-feiras


O Museu da Língua Portuguesa, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, chegará à marca dos três milhões de visitantes no próximo mês de abril. Para comemorar o recorde junto com o público, o equipamento antecipa a festa e oferece mais um dia por semana de visitação gratuita: além dos sábados, o ingresso sairá de graça também às terças-feiras. A promoção começa a valer no dia 2/4 e fica em vigor por três meses.

A escolha do dia da semana não foi por acaso: desde janeiro, Museu passou a funcionar até 22h também às terças. A abertura estendida tem objetivo de ampliar as possibilidades de acesso do público, principalmente para quem trabalha ou estuda no horário tradicional de funcionamento.  

As duas medidas – a gratuidade e o horário expandido - fazem parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Cultura para ampliar o acesso da população aos equipamentos culturais mantidos pelo Estado, bem como diversificar o perfil do público. A partir de abril, também o Museu do Futebol ganha mais um dia de visitação gratuita: além das quintas-feiras, em que já não havia cobrança de ingressos, o acesso ao museu também será grátis aos domingos.

Acervo interativo
Criado em 2006 e instalado na histórica Estação da Luz, centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa busca apresentar o idioma como elemento fundamental e fundador da cultura brasileira. O acervo combina arte, tecnologia e interatividade em cerca de 4,3 mil m² de área expositiva na qual o público entra em contato com as origens e variações do idioma, seus usos e evoluções, bem como a influência agregada de outras línguas.

Os recursos tecnológicos são utilizados para maximizar a experiência dos visitantes, tornando o passeio pelo museu um estímulo a todos os sentidos. Vídeos e projeções eletrônicas associadas a leituras em áudio oferecem percepções variadas sobre os falares da língua portuguesa e sobre seu uso em obras poéticas e literárias.

Além do acervo de longa duração, o museu oferece exposições temporárias, em geral em homenagem a escritores e artistas que têm na língua sua matéria prima. Guimarães Rosa, Gilberto Freyre, Cora Coralina, Machado de Assis, Clarisse Lispector, Oswald de Andrade e Jorge Amado estão entre os já homenageados.

Para 2013, o Museu prevê exposições sobre o compositor Cazuza, os poetas Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade e sobre o romancista Paulo Coelho.  

Essa forma inovadora de apresentar o idioma vem garantindo uma média de 350 mil visitantes por ano ao Museu da Língua Portuguesa, que está entre os museus mais visitados da América Latina.

Fonte:Secretaria de Estado da Cultura