Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Pesquisa revela o tempo gasto ...

Pesquisa revela o tempo gasto em transportes

Publicada em : 11/04/2013

Paulistanos gastam mais de 3 dias por ano esperando pelo transporte público


ma nova pesquisa feita junto aos usuários do Moovit em São Paulo trouxe à tona dados importantes sobre a realidade do transporte público na cidade. O Moovit é o App para celulares e tablets que permite ao usuário compartilhar informações em tempo real sobre a situação do TP nas cidades. Hoje, o APP está disponível apenas para São Paulo sendo que a próxima cidade a ser disponibilizada será o Rio de Janeiro.

Pelos dados levantados foi possível apurar que cada passageiro gasta em média cerca de 20 minutos por dia esperando por ônibus e trens o que dá um total de 3 dias por ano à espera do transporte.  Não foi surpresa, portanto o fato de mais de 90% dos pesquisados reportar que eles se encontram frustrados com a falta de informação. O tempo de espera representa, hoje, 25% do tempo total gasto na locomoção via TP.

A pesquisa levantou ainda que os passageiros gastam mais de 80 minutos por dia no transporte público. Mais de 70% deles gastam mais de uma hora em média. Mais de 30% dos pesquisados informaram gastar mais de 2 horas por dia em ônibus, metrô e trens.  O tempo de espera representa uma parte significativa do total gasto no trajeto.   Estes números são complementares a uma pesquisa recentemente divulgada pelo IPEA – Instituto De Pesquisa Econômica Aplicada  com dados de 2009, onde são reportados que os passageiros gastam em média cerca de  43 minutos de casa para o trabalho sem considerar o tempo de espera.

Ao perguntar sobre qual a maior frustração com o transporte publico 47% responderam que a lotação era o fator mais frustrante. A segunda maior frustração estava no fato de não saber quando o ônibus ou o trem iria chegar sendo que mais de 25% destes pesquisados apontaram este como sua maior frustração.

O Moovit é grátis e foi lançado em São Paulo no final de dezembro de 2012 para as plataformas móveis (celulares, IPads) iOS (Apple) e Android que facilitaram aos passageiros o recebimento e o envio de informações em tempo real sobre a situação dos vários transportes públicos, bem como sua localização.  Além disso, o APP informa sobre rotas alternativas em caso de atrasos permitindo que os passageiros possam chegar aos seus destinos de maneira mais rápida e eficaz.

O App permite também que os passageiros informem uns aos outros a situação do transporte, se está lotado ou vazio, limpo ou sujo, se o motorista dirige bem ou não e porque há atrasos ou não.

Fonte:Grupo Casa