Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Revisão de veículo

Revisão de veículo

Publicada em : 27/03/2013

Antes de pegar a estrada verifique se não há nenhum problema com seu veículo


Bagagem e roteiros são algumas das preocupações para quem vai curtir o feriado da Páscoa em outra cidade. No entanto, a revisão do veículo deve estar na lista das prioridades antes de pegar a estrada. Alguns problemas como faróis com defeito, transtornos relativos ao motor (bateria, velas, radiador), pneus carecas ou sem a calibragem adequada poderiam ser evitados. O gerente geral da Copagra, concessionária oficial da Ford em Porto Alegre, Marcos Azambuja, dá algumas dicas para evitar imprevistos indesejados.

Pneus e rodas

Realizar o alinhamento e balanceamento pode evitar o desgaste irregular, além de minimizar efeitos sobre a suspensão. “É importante lembrar sempre de manter os pneus calibrados, incluindo o estepe, de acordo com as recomendações do manual do veículo”, diz Marcos. “A calibragem correta aumenta a estabilidade do carro e traz mais segurança”, completa. No caso das rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.

Triângulo, macaco e chave de roda

Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo.

Fluidos

É importante lembrar de verificar todos os níveis de fluidos:  óleo do motor, o fluido da direção hidráulica, o fluido de freio, o líquido de arrefecimento, conhecido como água do radiador, e o nível de água do limpador de para-brisa.

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

Para viajar com segurança é preciso também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. “Não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado”, diz Marcos.

Limpador de para brisas

Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das palhetas apenas com água.

Freios

O nível do fluido de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa.

Azambuja alerta também para a importância de realizar a revisão em concessionárias oficiais. “Além da qualidade e garantia do serviço prestado com perfeição, a segurança do motorista e dos passageiros vem em primeiro lugar”, finaliza Azambuja. 

Fonte:Enfato multicomunicação