Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Dia Mundial de Conscientização...

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicada em : 27/03/2013

Os principais monumentos do Brasil ficarão iluminados de azul para homenagear o dia do autismo


Iluminado de Azul! É assim que os principais monumentos do Brasil ficarão entre os dias 1º e 07 de abril, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado no dia 2 de abril, data decretada pela ONU - Organização das Nações Unidas, desde 2008.

A ação ganha destaque pela ONG Autismo & Realidade, que marcará a data com a iluminação em azul, cor definida para o autismo, em vários prédios e monumentos importantes, entre eles a Ponte Estaiada e o Monumento das Bandeiras em São Paulo; o Cristo Redentor no Rio de Janeiro; o Prédio do Senado, em Brasília; Elevador Lacerda na Bahia; e o prédio da Justiça Federal, na Paraíba.

A grande festa será em Aparecida do Norte - SP, o segundo maior templo católico do mundo fará uma comemoração especial, com a apresentação da orquestra sinfônica na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, além da iluminação azul.

Este é o sexto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista. Hoje, nos Estados Unidos, estima-se que uma em cada 50 crianças é diagnosticada com autismo, fazendo com que seja mais comum que o câncer infantil, o diabetes juvenil e a AIDS pediátrica juntos. Isso não significa um crescimento da síndrome, mas sim, que cada vez mais, aumenta-se o diagnóstico precoce, trazendo possibilidades para as famílias procurarem apoio e tratamento adequado. O Brasil ainda não possui dados sobre quantas pessoas tem autismo no País.

Fonte:ONG Autismo & Realidade