Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Doutores da Alegria

Doutores da Alegria

Publicada em : 04/03/2013

As aulas começam em 12 de março e terminam em 30 de abril


A Escola dos Doutores da Alegria está com inscrições abertas para o curso “Palhaço para Curiosos”. Os interessados devem acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br ou, para mais informações, entrar em contato pelo telefone (11) 3061-5523 ou pelo e-mail cursos@doutoresdaalegria.org.br. O prazo limite para as inscrições é 06 de março. As aulas começam em 12 de março e terminam em 30 de abril. Elas acontecem uma vez por semana, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 23h, totalizando 28h de curso.

O curso é um dos carros-chefe da escola e está chegando a sua 17ª turma. Aberto ao público em geral (maiores de 18 anos), sob direção dos artistas formadores Thais Ferrara e Marcelo Marcon, é voltado para quem tem curiosidade sobre o palhaço, mas não necessariamente deseja se tornar um artista. Para tanto, baseia-se em jogos e brincadeiras, princípios de improvisação e trabalho coletivo para estimular a criatividade e a percepção de si e do outro, o resgate do olhar e da escuta e o trabalho com base no apoio e confiança mútuos.

Por isso, nas atividades não se utiliza o nariz de palhaço; a máscara tem função inspiradora. A temática aborda a lógica incomum do palhaço, um ser único que, com sua liberdade de pensamento, se relaciona com a vida de forma singular. Os mesmos princípios que regem a relação do palhaço com a criança no hospital – curiosidade, flexibilidade, reconhecimento da importância da história de cada um, aprendizado mútuo e escuta – são aplicados na escola. Assim, ela torna-se um espaço de troca, pesquisa e crescimento profissional e pessoal.

“Descobrimos que matar a curiosidade é um bom pretexto para colocar o pé num primeiro estágio desse universo intenso que é o palhaço, nem sempre colorido, engraçado, mas também inusitado e diferente”, afirma Thais Ferrara, palhaça dos Doutores da Alegria desde 1993 e criadora do curso. Ela acrescenta que a atividade reúne pessoas dispostas a jogar sem precisar ganhar e que convivem com o que está por vir. “Uma coisa é aquilo que usufruímos da graça do palhaço. A outra é experimentar como se constrói a graça”, completa.

Os certificados oferecidos pelos cursos são referentes às horas realizadas. São cursos livres, sem relação com o MEC; Os cursos da Escola não se destinam a formar palhaços para a atuação em hospitais; A Escola é um processo distinto da seleção de artistas para ingresso no elenco dos Doutores da Alegria.

Fonte:Editor