Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Leão-marinho será estudado

Leão-marinho será estudado

Publicada em : 07/02/2013

A análise inclui respostas do mamífero a incitações realizadas diariamente pelo tratador


Por ter nascido em cativeiro, o leão-marinho Abaré-Inti, hoje a maior atração do Aquário de Santos, será alvo de observação sobre possíveis diferenças em relação a um mamífero resgatado no mar. O estudo, iniciado este mês, levará um ano, segundo o biólogo Demétrio Martinho. “É o tempo para verificar como ele se comporta em cada estação.”

Desde 1945, quando foi inaugurado, o Aquário já recebeu leões-marinhos e lobos-marinhos resgatados no mar devido a problemas de saúde. A análise inclui respostas do mamífero a incitações realizadas diariamente pelo tratador. “São estímulos para condicionar o animal, facilitando coletas de sangue, verificação do pelo e das condições dos dentes”, frisou o biólogo.

O estudo envolve, ainda, a reação ante as algas que proliferam rápido nesta época de verão, em função dos raios solares. Para soltá-las, o tanque do leão-marinho é limpo com escovão duas vezes por semana. Depois elas são aspiradas. “Em seguida, entram em ação sete bombas filtrantes, que se encarregam de eliminar o restante”, disse o coordenador do parque, Márcio Gomes. Esse e os outros procedimentos nos tanques são realizados às segundas, quando o Aquário fica fechado – mas nas temporadas de férias ele é aberto todos os dias.

Características do animal
Pesquisas apontam que o habitat inicial do lobo-marinho eram praias desabrigadas. A chegada do homem obrigou-o a procurar ilhas desabitadas, zonas de costa bastante escarpadas e sempre de difícil acesso, como grutas com entrada submarina. Como ele nada em águas até 100 m de profundidade, sua alimentação é constituída por peixes que habitam até essa profundidade. Sua dieta varia de acordo com a disponibilidade do meio, polvos (cefalópodes), mexilhões (crustáceos – espécies agarradas nas rochas). Na fase adulta consome 4 a 6% do seu peso por dia, podendo chegar a comer 12 kg por dia se pesar, em média, 250 kg.

O Aquário fica na Praça Luiz La Scala, s/nº Bairro Ponta da Praia - Tel: (13) 3278-7830 - Ingresso: R$ 5,00 (menores de 12 e maiores de 60 anos têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento) - Aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h45 (nas temporadas de verão, funciona diariamente, das 9h às 18h45); sábados, domingos, pontos facultativos e feriados, das 9h às 19h45.

Fonte:Amélia Fernandez Gonzalez