Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Igualdade Racial

Igualdade Racial

Publicada em : 21/01/2013

Secretário Netinho de Paula prevê grandes desafios para a nova Secretaria


Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, que tem Netinho de Paula como seu secretário, será lançada nesta segunda-feira (21) às 17h em meio ao ato ecumênico que celebra o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista.

Netinho comemora o lançamento da Secretaria que terá grandes desafios em elaborar políticas públicas afirmativas na maior cidade do país. Além disso, entende ele que é necessário abrir dialógo constante com as pessoas que são racistas mesmo sem se sentirem como tal.  “Por meio da nova Secretaria, demonstrar, sem ódio, que a prática do racismo prejudica o desenvolvimento do país e, além disso,  estruturar as ferramentas constituídas pela lei federal 10.639,  para  acelerar a visão da sociedade paulistana nos quesitos de gênero e raça”, diz o secretário.

A Secretaria da Igualdade Racial da cidade de São Paulo partirá das seguintes premissas a partir de segunda-feira 21 de janeiro:

1 - Implantar o programa Juventude Viva – o projeto que visa despertar a autoestima e valorizar o jovem da periferia, por meio do empreendedorismo, oportunidades de emprego e educação. Essas ações serão casadas e estruturadas com a segurança pública. A expectativa é de que haja um efeito de pacificação rápida neste território que vem ceifando a vida da juventude periférica paulistana.

2- Tratar da inclusão e empoderamento  da mulher negra, com ações objetivas de parcerias entre a iniciativa privada e o setor público, que possam contratar, capacitar e valorizar financeiramente a mulher negra.

3 - Estruturar a marcha para Zumbi a fim de que se torne um ato mais abrangente incluindo a ‘Parada da Consciência’, onde as Escolas de Samba e as religiões de matrizes africanas terão papeis destacados.

Fonte:ECCO – Escritório de Consultoria e Comunicação