Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Crédito ao consumidor deverá c...

Crédito ao consumidor deverá crescer

Publicada em : 07/01/2013

Benefício às empresas permanece em expansão gradual

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, que, por sua metodologia de construção, possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, subiu 0,7% em novembro/12, atingindo o patamar de 100,3 pontos. Foi a primeira vez desde outubro de 2011 que o indicador situou-se acima do nível 100, sinalizando que as concessões de crédito ao consumidor deverão retomar um crescimento mais vigoroso a partir do segundo trimestre deste ano.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a escalada da inadimplência no biênio 2011/12 impediu um desempenho mais favorável das concessões de crédito neste período. Logo, é justamente a normalização gradativa dos níveis de inadimplemento, tendência que começou a se configurar de maneira mais significativa a partir do último trimestre de 2012, que irá proporcionar, juntamente com os estímulos monetários e fiscais em curso e com o bom momento vivido pelo mercado de trabalho, uma retomada mais firme das concessões de crédito. Isso deverá ocorrer especialmente após o primeiro trimestre de 2013, dado o acúmulo sazonal de compromissos financeiros nos meses iniciais do ano (IPVA, IPTU, material e uniforme escolares, pagamentos das compras de final de ano, gasto com férias etc.).

Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,3% em novembro de 2012, atingindo o patamar de 100,3.
A despeito desta queda mensal, o indicador continua oscilando acima do nível 100 há alguns meses, apontando que as concessões de crédito às empresas deverão acompanhar a trajetória gradual de recuperação do crescimento econômico ora em curso.

Fonte:Assessoria de imprensa da Serasa Experian