Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Mais de 19 mil empresas atendi...

Mais de 19 mil empresas atendidas

Publicada em : 20/12/2012

Foco da entidade é capacitar e aumentar a competitividade das MPEs. Prioridade foram empresas do comércio varejista e indústria multissetorial


Superação de metas estabelecidas, fortalecimento da marca Sebrae  e formação de novas parcerias em favor do desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs) da região: é esse o principal saldo das atividades do escritório regional capital Leste 1 do Sebrae-SP, localizado no Tatuapé, que até 14 de dezembro de 2012 atendeu mais de 19,4 mil empresas, sem contar  o atendimento a pessoas físicas, nos setores do comércio varejista, indústria e serviços.

Segundo Joaquim Batista Xavier Filho, gerente do Sebrae-SP na região, foram priorizados segmentos que registram maior  concentração de micro e pequenas empresas na área. Destacam-se o varejo têxtil e de confecções, com o lançamento do programa Comércio Varejista nos distritos da Moóca, Artur Alvim e Vila Prudente, e a indústria multissetorial da região (áreas como metal mecânica, gráfica, confecções), beneficiada pelo Programa da Indústria, que formou duas turmas de empresas este ano. “Capacitação é a chave do sucesso empresarial, e será imprescindível para melhorar a competitividade das MPEs”, diz o gerente.

De um total de 19.434 pessoas jurídicas atendidas, mais da metade eram microempresas, e o restante é formado por atendimentos a empreendedores individuais (EIs) e empresas de pequeno porte. As principais dúvidas dos clientes que procuraram orientação eram sobre Finanças, Marketing e Administração Geral, com destaque para temas como formação de preços, gerenciamento de fluxo de caixa, fidelização de clientes e planejamento.

Foram realizados em 2012 na região 81 cursos (Sebrae Mais Gestão Financeira, Qualidade Total), Apreender a Empreender, Empretec e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), entre outros. O escritório, que conta com ponto de atendimento (PA) em Sapopemba, promoveu ao longo do ano 8.544 horas de consultorias, 745 palestras e levou às empresas mais de 730 soluções de Inovação, disponibilizando ferramentas como Inova Loja e Sebraetec e realizando um Workshop de Inovação.

Perspectivas para 2013
Para 2013, diz Xavier, além da consolidação das ações desenvolvidas esse ano, estão previstos maior ênfase nas visitas aos clientes; formação de novas parcerias estratégicas; ações de estímulo ao varejo de confecção, material de construção civil, calçados e ótica; fomento às indústrias dos segmentos de confecção, metal mecânico, gráfico, plástico, móveis, panificação e confeitaria, além de foco em serviços de estética & beleza, tecnologia da informação, oficinas mecânicas, pet shops, escritórios de contabilidade e empresas de alimentação fora do lar.

Também entram no planejamento do ano que vem a formação de cinco novas turmas do seminário Empretec (o primeiro previsto para janeiro de 2013), além do fortalecimento de parcerias com escolas públicas e privadas para a disseminação da Educação e da Cultura Empreendedora.

Mais informações sobre produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae-SP na região podem ser obtidas pelos telefones 0800 570 0800 e (11) 2225-2177.

Fonte:Assessoria de Imprensa Sebrae-SP