Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Abertura do Natal em SP

Abertura do Natal em SP

Publicada em : 28/11/2012

Apresentação musical será transmitida ao vivo em projeções na fachada da Catedral; na sequência, paulistanos assistem a espetáculo de luzes que mapeiam arquitetura externa do prédio


O Natal Iluminado 2012, que marca o início das comemorações natalinas oficiais da cidade de São Paulo, terá abertura oficial sexta-feira (30/11), às 19h30, na Catedral da Sé, com apresentações da Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem de Heliópolis e do Coral da Gente, mantidos pelo Instituto Baccarelli. O programa inclui a abertura do presépio da Praça da Sé e um espetáculo de luz e som.

O concerto terá repertório de músicas clássicas consagradas e canções natalinas e será transmitido em tempo real em projeções na fachada da Catedral. A regência do concerto será do maestro Edilson Ventureli.

Antes do espetáculo, o público pode acompanhar a celebração da palavra pelo cardeal da Arquidiocese, Dom Odilo Scherer.

Após as apresentações musicais - com duração de uma hora - serão exibidas para o público, na fachada da Catedral, projeções artísticas natalinas, feitas por meio da técnica chamada mapping, pela qual projetores inteligentes mapeiam a fachada e “brincam” com a arquitetura.

Surpreender
O Natal Iluminado começou em 2006 na cidade de São Paulo, por iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com apresentação da Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente nas escadarias do Teatro Municipal, que recebeu iluminação e decoração especiais para o evento.

Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, idealizar e promover o Natal Iluminado é motivo de orgulho para todos os empreendedores e cidadãos paulistas. “O Natal tem um forte simbolismo não só para o comércio, mas em todos os aspectos de nossas vidas. O objetivo desta ação, que já é tradição para a cidade, é promover um Natal mais feliz e inclusivo para todos. Precisamos fazer a diferença e realmente colocar projetos como este em prática. Temos uma longa história de realizações. Já fizemos muito para nossas cidades, e ainda vamos fazer muito mais.”

Neste ano o Natal Iluminado será realizado em sete municípios: São Paulo, Osasco, Vinhedo, Piracicaba, Taubaté, Mogi das Cruzes e Santos. 

Os objetivos do projeto são democratizar a cultura; divertir, surpreender e emocionar pessoas de todas as idades e classes sociais; e incentivar a ocupação artística das praças centrais das cidades.

O evento é, também, uma oportunidade para quem nunca assistiu ao vivo a uma apresentação de orquestra sinfônica.

O projeto é realizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) em parceria com as prefeituras. É organizado pelo Guaimbé Bureau de Cultura e conta, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com os seguintes patrocinadores: Bradesco, Volkswagen, Cielo, Grupo Tricury e Comgás.

Datas e Locais:
30/11 – São Paulo (6ª feira) - Catedral da Sé – Praça da Sé – Centro
02/12 – Osasco (Domingo) – Catedral de Santo Antonio – Rua Santo Antonio, s/n – Centro
05/12 – Vinhedo (4ª feira) – Igreja Matriz de Santana – Praça Santana, s/n – Centro
07/12 – Piracicaba (6ª. feira) – Paróquia de Santo Antonio (Catedral de Piracicaba) – Praça da Catedral, s/n – Centro
12/12 – Taubaté (4ª feira) – Catedral São Francisco das Chagas - Praça Dom Epaminondas, 30 - Centro
18/12 – Mogi das Cruzes (3ª feira) – Paróquia Santana – Praça Cel. Benedito de Almeida, s/n – Centro
23/12 – Santos (Domingo) – Basílica Menor de Santo Antonio de Embaré – Av. Bartolomeu Gusmão, 32 – Embaré

Programa:
Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840 – 1893) – Valsa das Flores
Gioachino Rossini (1792 – 1868) – O Barbeiro de Sevilha: abertura
Adolphe Adam (1803 – 1856) – Oh! Noite Santa
John Leavitt (1956) – Festival Sanctus
Edmundo Villani Cortes (1930) – Cantatinha de Natal
Tradicional Inglês / Folclore – The First Noel
Irving Berlin (1888 – 1989) – Natal Branco

Seleção de Natal:
- Franz Gruber (1787 – 1863) – Noite Feliz
- John F. Wade (1751 – 1786) – Adeste Fideles
- Tradicional Francês / Folclore – Gloria in Excelsis Deo

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial