Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê

Publicada em : 14/11/2012

Visitas orientadas propõem despertar a consciência ambiental em alunos da rede estadual de ensino

Entre os dias 12 e 17 de novembro, o PET (Parque Ecológico do Tietê) recebe novas turmas de estudantes para visitas orientadas ao Viveiro de Mudas e à Trilha das Águas. Ao todo, 350 alunos e professores participarão dos quatro dias de atividades no parque localizado na zona leste da capital, referência de lazer na Região Metropolitana. Desenvolvidas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) por meio de seu núcleo de Educação Ambiental, as ações tratam a questão ambiental de forma diferenciada e interativa, com aulas práticas e ao ar livre.

Na Trilha das Águas, os grupos percorrerão um trajeto de 4 km, entre lagos e brejos banhados pelo rio, podendo conhecer melhor sua história, e a fauna e a flora do parque. Durante a visita ao Viveiro de Mudas os estudantes farão uma caminhada pela área de preservação onde aprenderão mais sobre o parque e o rio Tietê, além de conhecer as ruínas de Porto de Areia e Olaria. 

No passeio as crianças também conhecerão de perto animais como macaco prego, quati, garça, biguá, cotia, lagarto teiú, porco do mato, capivara e frango d'água que vivem em liberdade no parque. A atividade também inclui uma visita ao Centro de Recepção de Animais Silvestres (CRAS), onde são tratados jacarés de papo-amarelo, jabutis e outras espécies de pequeno porte resgatadas por órgãos fiscalizadores como o IBAMA e as polícias Ambiental e Federal. E encerra com uma aula prática, em que os alunos ajudam a recuperar o parque plantando uma muda nativa da Mata Atlântica ciliar do rio Tietê. 

Fonte:DAEE – Assessoria de comunicação