Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Novo radar na serra da Imigran...

Novo radar na serra da Imigrantes

Publicada em : 08/11/2012

Objetivo é fiscalizar veículos comerciais que trafegam pela faixa da esquerda na pista sentido capital e levar mais segurança ao usuário


A partir do dia 12 de novembro um novo radar passa a autuar caminhões e ônibus que rodarem pela faixa esquerda da rodovia dos Imigrantes. O equipamento fica no trecho de serra, no km 52,6, sentido capital. É mais segurança para o usuário.

Além de trazer risco aos motoristas, o tráfego de veículos comerciais pela faixa da esquerda prejudica a fluidez do tráfego e é considerado uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro. Os motoristas de caminhões e ônibus que forem flagrados pelo equipamento serão autuados com 4 pontos na CNH e multa no valor de R$ 85,12.

Em março deste ano foi implantado outro radar, também no trecho de serra da pista norte da Imigrantes, no km 48. Desde então, houve queda de 23% no número de acidentes, além de redução de 85% nos acidentes envolvendo veículos comerciais, entre o km 50 e o km 48. De março a setembro deste ano, foram registrados 30 acidentes nesse trecho, sendo apenas dois deles com caminhões e ônibus. No mesmo período de 2011 houve 39 acidentes, 13 deles com veículos pesados.

As avaliações para a implantação dos radares nos locais citados e os estudos em busca de pontos críticos do SAI têm sido feitos por meio do Programa de Redução de Acidentes (PRA), feito em conjunto entre ARTESP e concessionária. A finalidade é analisar as causas e determinar medidas para reduzir o número de acidentes nas rodovias.

Fonte:ARTESP - Assessoria de Imprensa