Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Vila Zelina comemora 85 anos

Vila Zelina comemora 85 anos

Publicada em : 15/10/2012

Bairro é considerado como o Leste Europeu à leste de São Paulo


Outubro é o mês em que acontecem os eventos de comemoração dos 85 anos de Fundação da Vila Zelina, tradicional bairro do distrito de Vila Prudente e reduto de imigrantes de países do centro e leste europeu em plena zona leste da cidade. Organizado pela AMOVIZA (Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro de Vila Zelina), o grande destaque deste ano é a “Festa Temática dos Países do Leste Europeu” com apresentações de grupos de dança e canto folclóricos de comunidades de imigrantes destes países, e números musicais que serão apresentados por cantores e corais de imigrantes e descendentes, com bandas musicais da região, além da praça gastronômica com barracas de comidas e bebidas típicas e de artesanato temático da comunidade loc al. O evento conta com o apoio da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.

Para começar, no dia 20, sábado, às 18 horas, acontece o "Concurso da Miss Vila Zelina 2012", no Anfiteatro do Colégio São Miguel Arcanjo. As categorias são: Miss Jovem (mulheres de 18 a 27 anos), Miss e Mister Melhor Idade (60 anos e acima), e Desfile Mirim (meninas de 7 a 12 anos). As inscrições devem ser feitas até 5 de Outubro na Flowers Perfumarias, Nenuca Kids, Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo e Restaurante Santa Coxinha. A entrada será feita com convite individual que pode ser adquirido mediante troca por 1 kg de alimento não perecível nos locais de inscrição. Vale lembrar que o evento é aberto ao público, mediante inscrição.

Já no dia 21, domingo, às 8 horas, acontece a “I Corrida e Caminhada de Vila Zelina”, que é realizada no entorno do Parque Professora Lydia Natalizio Diogo (Parque Ecológico da Vila Prudente). As inscrições vão até o dia 17 de outubro e podem ser feitas nos seguintes locais: Academia Piquesport, Flowers Perfumarias, Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, Restaurante Santa Coxinha, ou então na tenda montada no portão externo do Parque Ecológico de Vila Prudente. O evento também será aberto ao público mediante inscrição.

Ainda no dia 21, das 10 às 19 horas, a atração fica por conta da tradicional festa de rua, entre as ruas Inhagapi e Tobaiaras, que irá contar com shows artísticos, grupos folclóricos, bandas musicais, praça gastronômica e artesanato típico das Comunidades de Imigrantes do Leste Europeu e de Vila Zelina. Confira a seguir a programação completa:

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DE 21 DE OUTUBRO 2012 

ABERTURA - Hino Nacional Brasileiro - Banda GCM – 10h

Banda Musical - Colégio Marco Zero – 10h30

ALEMANHA - Grupo de Danças Gold Und Silber (Lyra) – 11h10

Violinistas Cristiano & João Paulo – 11h30

UCRÃNIA - Grupo Kyiv de Danças – 11h50

Homenagem Solene aos Vencedores da Corrida & Concurso de Miss – 12h10

JAPÃO - Grupo Internacional Folclórico de Tayko Tenryu Wadaiko – 12h25

RÚSSIA – Grupo Volga - Coral & Danças Folclóricas da Rússia – 12h45

LITUÂNIA - Coral da Comunidade Lituana – 13h05

LITUÂNIA - Grupo Rambynas – 13h25

ALEMANHA - Coral da Sociedade Filarmônica Lyra – 13h45

ÁUSTRIA - Grupo Tirol – 14h05

POLÔNIA - Coral Polonês da Cidade de São Paulo – 14h25

ARÁBIA – Grupo Sohran – 14h45

GRÉCIA - Grupo Pedilea – 15h05
Banda Musical - Santa Banda – 15h25

ALEMANHA - Grupo Tanzfreund de Danças – 15h45

Banda Musical Voo Doo Billy All Stars – 16h05

CROÁCIA - Grupo Folclórico Jadran – 16h45

Banda Musical Delta X – 17h05

ESLOVÊNIA - Coral da Comunidade Eslovena – 17h25

Independente - Companhia Balalaica – 17h45

Escola Primaballerina Ballet e Danças – 18h05

RÚSSIA - Grupo Troyka – 18h25

DJ – 18h45

ENCERRAMENTO – 19h 

Para finalizar, durante os dias 23, 24 e 25, (terça, quarta e quinta, respectivamente), sempre às 19 horas, acontece no Colégio Marco Zero, o “Projeto de Memória Oral do Bairro de Vila Zelina”, que trará entrevistas e gravações audiovisuais.

O começo de Vila Zelina
A Vila Zelina foi fundada em 27 de Outubro de 1927 . O nome “Zelina” foi em homenagem ao nome da filha do casal Carlos Monteiro Soares e Zenobia Alvarenga Monteiro Soares proprietários naquela época das terras que foram loteadas e comercializadas por Carlos Korkisko de origem russa para os imigrantes oriundos do então leste europeu como búlgaros, croatas, eslovenos, estonianos, húngaros, letonianos, lituanos, poloneses, russos, tchecos e ucranianos. Temos o privilégio de ter morando no Bairro a Sra. “Elena Tumenas” descendente e sobrinha de Carlos Korkisko, atualmente com 87 anos de idade é considerada a “história viva” de Vila Zelina. A Vila Zelina até os dias de hoje conserva seus fortes aspectos culturais dos paises de origem principalmente de lituanos , russos , búlgaros , húngaros, poloneses e ucranianos. Imigrantes e descendentes ai nda cultivam tradições e costumes dos países do centro e leste europeu.

Na Vila Zelina e bairros adjacentes como Vila Bela e Vila Alpina encontram-se a Igreja Católica Lituana (Paróquia São José), a Igreja Católica Ucraniana (Paróquia Nossa Senhora da Glória), Iigrejas Ortodoxas Russas (Igreja Santíssima Trindade , Nossa Senhora da Proteção e dos Starovéri), Igreja Batista Boas Novas de Origem Russa e Assembléia de Deus Russa. As solenidades religiosas ainda são celebradas nos idiomas dos paises de origem.

Na parte de culinária há o famoso pão preto tradicional das regiões do centro e leste europeu, rotisseries, bares e cozinheiros artesanais elaboram pratos típicos como o “Vareniki” (em russo) / “Virtinai” (em lituano) / “Pirohê” (em ucraniano) – Ravioli recheado com batata, queijo, ricota, repolho curtido ou carne, “Borsh” (“sopa vermelha” de origem russa servida com trigo sarraceno, bacon , creme de leite e pão preto), “Soliánka” (repolho curtido refogado), “Agurtsi” (em russo)/ “Agurkas” (em lituano) - pepino curtido e a “Siliótka” (em russo) / “Silke” (em Lituano) – arenque/sardinha curtida, “Kváss” (refrigerante de origem russa feita com pão fermentado) , “Koseliena” (em lituano) / “Hólódiétz” (em russo) – Geléia de carne servida com mostarda forte / raiz forte ou vinagre de maçã, Krupnikas” (licor de mel lituano), “Krupnic” (licor de frutas russo), “Russkaya Vodka” (Vodca russa) e “Ruskáy Tchái” (Chá Russo com geléia servido no “Samovar”).

A tradição do artesanato é perpetuada entre gerações com destaque para as pinturas com motivos ucranianos em porcelana, as famosas “Matrióshkas” (bonequinhas russas), Jóias Artesanais em Âmbar”, arte em madeira, “Pêssankas” (em polonês/ucraniano) / “Margutis” (em lituano) / “Ukrashênie Yetsó” (em russo) – Ovos pintados em madeira e naturais , bordados típicos e produtos artesanais temáticos. A arte é preservada através de grupos de danças , corais folclóricos, grupos de teatro como também através de músicos e seus instrumentos típicos.

Desde 2007 o bairro comemora o seu aniversário com oferta de culinária e artesanato típicos, além dos shows folclóricos. Desde 2008 com o início do projeto de tematização do bairro que proporcionará sustentabilidade social, cultural, econômica, turística e ambiental , atualmente ele está em processo de tematização de sua arquitetura , priorizando a implementação de um “boulevard gastronômico temático” com adição de elementos arquitetônicos temáticos para caracterizá-lo como “Bairro do Leste Europeu de São Paulo”. Planeja-se também utilizar a arte consequente desta diversidade de religiões que convergem na arte comum da pintura de ovos e evidênciá-lo como um bairro “Pascal”. Atualmente além das igrejas existe a “Praça do Imigrante Leste Europeu” , a “Praça República Lituana” com o “Monumento à Liberdade” e uma réplica de uma “Cruz Lituana de Madeira”. Desde o ano passado realizam-se bimensalmente aos domingos feiras periódicas de produtos e culinária artesanal típica na Rua Monsenhor Pio Ragazinskas, local este que será revitalizado e transformado em um boulevard temático do leste europeu a exemplo da Rua Avanhandava no Centro. A partir do ano que vem estas feiras serão mensais e no futuro semanais como são atualmente a Feira do Bairro da Liberdade e da Cidade de Embú das Artes.

O objetivo da comunidade de Vila Zelina e Adjacências é tornar-se mais um ponto turístico, cultural e gastronômico da cidade de São Paulo. 
(Texto histórico: Amoviza)

Serviço:
Eventos de comemoração do bairro de Vila Zelina

-dia 20/10 (sábado), às 18h
“Concurso de Miss Vila Zelina 2012” 
Colégio São Miguel Arcanjo: Rua Campos Novos, 153 - Vila Prudente (auditório) - evento aberto ao público mediante inscrição

-dia 21/10 (sábado), a partir das 8h
“I Corrida e Caminhada de Vila Zelina” 
Parque Professora Lydia Natalizio Diogo: Rua João Pedro Lecor, s/n - Vila Prudente
Inscrições até 17 de Outubro na Academia Piquesport, Flowers Perfumarias, Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, Restaurante Santa Coxinha e Portão Externo do Parque Ecológico de Vila Prudente 
Evento Aberto ao Público Mediante Inscrição

-dia 21/10 (sábado), das 10h às 19h
“Festa do Aniversário de Vila Zelina” 
Ruas Inhagapi e Tobaiaras 

-dias 23, 24 e 25/10, às 19h
“Projeto de Memória Oral do Bairro de Vila Zelina” 
Colégio Marco Zero: Avenida Zelina, 333 - Vila Prudente
Entrevistas e gravações áudio-visuais (evento interno) 

Informações pelos telefones 98253-5639 / 963511264 (com Victor Gers Jr.), ou pelo site www.amoviza.org.br

Fonte:Elizabeth Florido