Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Revelando São Paulo

Revelando São Paulo

Publicada em : 06/09/2012

Caipiras, Caiçaras e Tropeiros invadem São Paulo

Catira, caiapó e cavalhada. Cururu, jongo, congada e reiada. Recomenda de almas, fandango, moçambique e batuque. Quem relacionaria este sonoro vocabulário a São Paulo? Sempre associado à tecnologia e à modernidade, o Estado mais populoso do país é rico também em manifestações culturais tradicionais e religiosas. Do litoral ao Pontal do Paranapanema, todas as regiões paulistas mantêm vivos folguedos, danças, festivais, artesanato e culinária. Uma riqueza pouco conhecida, que esconde várias curiosidades. Em um exemplo: pouca gente sabe, mas São Paulo tem um grande reduto de bonecos gigantes, carros de bois e festejos devocionais.

De 14 a 23 de setembro, toda esta riqueza estará concentrada em um só local: o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. Realizado pelo Governo do Estado, Secretaria da Cultura, o evento reúne artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 200 municípios que, durante 10 dias de programação, estarão contemplando o universo de caipiras, caiçaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado.

Com uma programação diferenciada, cerca de 250 grupos de cultura tradicional vão se apresentar nos encontros de catira, reinados de congo, São Gonçalo, violeiros e sanfoneiros, batuques, folias de reis, fandango e orquestras de viola. Além disso, serão instalados 100 espaços de culinária, 120 de artesanato, Rancho Tropeiro e tenda cigana. Serão realizados ainda cortejos pelas ruas da cidade e corridas de cavalhada. Toda programação vai ser transmitida ao vivo pela internet no www.revelandosaopaulo.org.br
Dentro do programa, acontece o Fotografe SP, saída fotográfica que tem como temática a Cultura Tradicional Paulista em suas diversas manifestações. A atividade, que acontece no dia 23 de setembro, é gratuita. Não há restrição quanto ao equipamento utilizado, a ideia é justamente ampliar as possibilidades para a captação das imagens, seja por meio de câmeras digitais, polaroid e celulares. A ficha de inscrição pode ser obtida no site www.fotografesp.blogspot.com e encaminhada ao ao email fotografesp@gmail.com até o dia 21 de setembro.

XVI Revelando São Paulo – Capital
Data: 14 a 23 de setembro
Horário: das 9 às 21h
Entrada Franca
Local: Parque Vila Guilherme / Trote e Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br
Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br
Twitter: @revelandosp / facebook: revelandosaopaulo1

Fonte:Revelando São Paulo