Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Coleta de vidro em restaurante...

Coleta de vidro em restaurantes

Publicada em : 20/08/2012

Abividro lança nova edição do projeto “Seja um Parceiro 100% Puro”


O projeto, já realizado com sucesso em Londrina, tem como objetivo incentivar a prática da coleta seletiva em bares e restaurantes e o comprometimento do empresariado com a questão ambiental.

Pesquisas apontam que o canal frio (bares, restaurantes e hotéis) representa cerca de 60% das embalagens de vidro descartadas no país. Por essa razão, a Abividro vem concentrando esforços em ações de incentivo à reciclagem nesse canal.

A campanha ‘Seja Um Parceiro 100% Puro’ certifica os estabelecimentos que assumam compromisso com a reciclagem de vidro e de outros materiais recicláveis.

Essa iniciativa da Abividro em São Paulo surgiu durante o projeto ´Menu Sustentável´, realizado dentro da Virada Sustentável 2012, em junho. A Abividro, com empresas parceiras, coordenou a coleta de caco em todos os 27 restaurantes que participaram do projeto Menu Sustentável.

Nesse projeto, tudo o que é gerado em embalagens de vidro pós-consumo deve ser separado pelo estabelecimento para ser recolhido por uma empresa credenciada pela Abividro e destinado para a reciclagem, sem custo algum.

A entidade dispõe de uma equipe apta a fazer o treinamento com os funcionários dos estabelecimentos, a fim de ter um resultado mais eficaz.

Todo o vidro coletado nos estabelecimentos certificados pela Abividro é destinado à indústria vidreira para ser reutilizado como matéria-prima na fabricação de novas embalagens de vidro.

Em consequência, os estabelecimentos participantes podem ter uma diminuição do volume de lixo gerado e ficam isentos dos custos com coleta de materiais recicláveis, uma vez que o programa prevê a gratuidade deste serviço. As vantagens são também importantes para a preservação do meio ambiente: menos lixo nos aterros sanitários da cidade e diminuição da extração de matéria prima da natureza. Essa iniciativa pode, ainda, ser uma forte aliada no combate à falsificação de bebidas.

Além de benefícios financeiros aos participantes, o projeto “Seja um Parceiro 100% Puro” pode trazer benefícios à imagem do estabelecimento, que, ao receber seu certificado, passa a ser identificado pelo cliente como um estabelecimento amigo do meio ambiente.

Alguns importantes restaurantes da cidade de São Paulo já aderiram ao programa, como La Caballeriza; Maha Mantra; Eñe e La Pasta Gialla.

Os interessados em participar do projeto podem se cadastrar na Abividro, pelo tel: 11. 3255.3033 ou pelo site: www.abividro.org.br verificar se tem alguma referencia no site sobre o projeto, mas acredito que ainda não. Podemos citar que em breve haverá.

Visite:abividro.org.br
Siga twitter.com/Abividro
www.facebook.com/abividro

Fonte:Profession Comunicações