Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Grafite

Grafite

Publicada em : 01/08/2012

Muros da estação Mauá recebem intervenções

Os muros da estação Mauá vão ganharão novas cores e personagens, quando cerca de 200 artistas deixarão seus trabalhos estampados ao longo de 600 metros da barreira erguida em concreto para separar a av. Capitão J. Ramalho da via férrea, na Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra). As intervenções fazem parte do projeto Galeria de Arte a Céu Aberto - nos Muros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O evento em Mauá é resultado da parceria da CPTM com a artista plástica chilena Monica A. Ancapi, idealizadora do projeto Arte Livre ao Ar Livre, e convidada para coordená-lo pelo segundo ano consecutivo. O local, que já foi grafitado em julho do ano passado, será renovado com os novos desenhos dos artistas convidados desta edição, muitos dos quais já participaram da empreitada em 2011.

O tema sustentabilidade foi escolhido para, aliado as diversas técnicas plásticas, ser fonte de inspiração para os grafiteiros. “Utilizamos temas que estão em pauta na cena mundial e dialogam com as pessoas, visando trazer o debate para os espaços onde se observa a carência da arte”, explica a artista Monica Ancapi.

A iniciativa reunirá artistas locais e de outras regiões convidados para transformar o paredão de alvenaria em um enorme mural artístico. “Além de fomentar a cultura, o projeto revitaliza o espaço urbano usando a arte contemporânea como instrumento para tornar o ambiente mais agradável e alegre, tanto para os passageiros como para quem simplesmente passa pela cidade de Mauá”, analisa a coordenadora do evento.
 

Fonte:CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos