Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Orquivárzea 2012

Orquivárzea 2012

Publicada em : 01/08/2012

Várzea Paulista realiza 8ª edição do Orquivárzea


A cidade de Várzea Paulista se prepara para receber Nando Reis e Margareth Menezes na 8ª edição do Orquivárzea, exposição internacional de orquídeas, considerada uma das maiores e mais belas festas do país. A abertura do evento será realizada no dia 30 de agosto.

A apresentação de Nando Reis acontece na noite de sábado (1/9), a partir das 21h seguido do grupo Raízes Rasta, e Margareth Menezes encerra a programação no domingo (2/9), a partir das 20h. Desde a primeira edição do evento, grandes nomes da música brasileira se apresentam no palco principal, instalado na Avenida Projetada, atraindo público de todas as cidades da região, da capital, do interior paulista e até de outros estados e países, que visita a exposição e prestigia as atrações musicais totalmente gratuitas. Além da variada exposição gastronômica e artesanal, o palco da Praça de Alimentação oferece uma seleção de shows com artistas de toda a região, na sexta-feira (31), sábado e domingo (1 e 2/9).

A festa foi criada com o intuito de potencializar a produção e a comercialização de orquídeas da cidade pelo fato de ser a maior exportadora do Brasil, fornecendo mudas para países como: Estados Unidos, Canadá, Japão, Tailândia, China e Equador. Para agradar todos os gostos, os principais orquidários da cidade expõem as mais diversas espécies de plantas nativas e hibridas.

O principal orquidário de Várzea, Flores Vivas, é reconhecido internacionalmente entre os cultivadores de orquídea pelo pioneirismo em cultivo sustentável e produz aproximadamente três mil exemplares de orquídeas distribuídas em duas mil espécies que são cultivadas nas estufas, berçário e laboratório. As flores do orquidário, entre mudas e exemplares adultos, se destacam em grandes feiras paulistas como CEASA e CEAGESP.

Programação
A solenidade de abertura da 8ª Orquivárzea acontece no dia 30 de agosto (quinta-feira), no auditório do Espaço Cidadania. A exposição começa na sexta-feira (31), se estendendo até o domingo (2/9). Além dos shows de Nando Reis, Margareth Menezes e do grupo Raízes Rasta, realizados no palco principal da Avenida Projetada, a festa se completa com um variado cardápio de arte, música e gastronomia no espaço da Praça de Alimentação. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público em geral.

A exposição deve receber mais de 70 orquidófilos de todo o país, representando cerca de 30 cidades brasileiras, além da participação de expositores de outros países, entre eles Argentina, Alemanha e Malásia. Para este ano, a exposição deve superar mil exemplares de orquídeas das mais variadas espécies, muitas delas em extinção. Seguindo a tradição do evento, haverá o concurso técnico e popular para premiar os expositores.

A ambientação com jardinagem, iluminação, climatização especial, além de proporcionar bem-estar aos visitantes, oferece conservação adequada às flores, que estarão expostas em ‘ilhas’. A exposição ganha dimensão também por promover oficinas de cultivo de orquídeas, ministradas por técnicos especializados e o Expresso Orquidário, que parte de hora em hora da Avenida Projetada rumo ao orquidário Biorchids, onde os visitantes conhecem várias espécies da flor.

Fonte:Grunase - Grupo Nacional de Serviços