Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Simulado online

Simulado online

Publicada em : 18/07/2012

Portal do Detran.SP oferece teste para, em breve, acabar com as provas teóricas em papel, que passarão a ser feitas em computadores

A partir de julho, os cidadãos paulistas contam com uma nova ferramenta disponibilizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP): o simulado de prova teórica online. Além disso, quem acessar o portal encontrará uma página eletrônica reformulada, com layout mais moderno e funcional.

A implantação do simulado online tem o objetivo de auxiliar o estudo dos condutores que passarão pelo exame teórico, exigido em duas situações: para quem deseja obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para motoristas habilitados antes de novembro de 1999 que buscam renovar o documento.

Essa iniciativa foi possível devido ao convênio firmado entre os Governos de São Paulo e do Paraná, por meio dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran.SP e Detran/PR); da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e da Companhia de Informática do Estado do Paraná (Celepar) – que transferiu a tecnologia de aplicação de provas teóricas eletrônicas.

Com o simulado, os futuros motoristas poderão se familiarizar com o novo modelo de prova teórica que, em breve, começará a ser implantado no Estado. O caderno de questões e o gabarito, utilizados hoje para aplicação do exame, serão substituídos por computadores, nos quais a prova será respondida de forma eletrônica, nas unidades do Detran.SP.

“Essa ação faz parte de um conjunto de medidas que temos adotado para melhorar a formação do condutor. O novo exame será mais rigoroso, com foco em questões de segurança no trânsito, cidadania e direção defensiva, não apenas no simples ato de memorizar a legislação vigente e as placas de sinalização”, explica Daniel Annenberg, coordenador do Detran.SP.

FUNCIONAMENTO – Diferentemente dos 18 serviços eletrônicos disponíveis no portal do Detran.SP ( www.detran.sp.gov.br ), não é necessário realizar cadastro para acessar a nova ferramenta. Basta clicar em “ Simulado de prova Detran ”, no menu dos serviços eletrônicos, e selecionar o tipo de prova: teórica (para candidatos à 1ª habilitação) ou renovação.

A primeira abordará questões relacionadas ao Meio Ambiente, Legislação de Trânsito, Cidadania, Mecânica, Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros. A segunda, para motoristas já habilitados, avaliará os conhecimentos nos dois últimos temas.

Para fazer o teste, o cidadão deve utilizar o teclado virtual que aparecerá na tela, junto com instruções. Todas as ações deverão ser realizadas por meio desse teclado: começar a prova, selecionar a alternativa considerada correta, avançar ou retornar às perguntas e finalizar o exame.

As 30 questões de múltipla escolha, selecionadas aleatoriamente, deverão ser respondidas em 50 minutos. Será considerado “aprovado” quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% (21 acertos), como no exame teórico realizado hoje, de forma presencial, após cumprir as 45 horas de curso teórico exigidas pela legislação federal.

O resultado aparecerá em tela logo após a finalização do teste, sinalizando a quantidade de acertos por tema, além de mostrar as questões respondidas erradas, com a opção selecionada pelo candidato e a correta.
 

Fonte:Assessoria de Comunicação Detran.SP