Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Mega Artesanal 2012

Mega Artesanal 2012

Publicada em : 27/06/2012

A arte japonesa é uma das atrações

A Mega Artesanal 2012 vai além de um grande evento de artes e técnicas de artesanato. Na Feira, que já faz parte do circuito dos grandes acontecimentos de São Paulo e é uma das maiores do mundo no seu setor, o público poderá conhecer as novidades de mais de trezentos expositores, participar de milhares de cursos e ainda visitar treze exposições. Entre elas, a Mostra de Origami, arte milenar japonesa, e a Mostra de Oshibana, técnica de flores prensadas que teve seus primeiros registros na Europa e foi aperfeiçoada no Japão. A Mega Artesanal 2012 acontece de 26 de junho (dia do lojista) à 01 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A Mostra de Origami, idealizada por Mari Kanegae e Alice Haga, vai mostrar uma revoada de pássaros. Inspirada na imigração japonesa para o Brasil, a exposição chega a ser hipnotizante. A instalação começa com um tsuru no chão levantando voo, e aos poucos dezenas de pássaros começam a voar juntos. Conforme os origamis se distanciam do chão, eles mudam de cor. Tons de vermelho, laranja e amarelo representam o Japão, enquanto azuis claros e escuros, a travessia do mar. Aos poucos o tsuru vai se transformando em uma pomba, cujas cores passam pelo verde claro até o verde mais escuro, simbolizando o Brasil. Para Mari Kanegae “O origami é uma filosofia de vida. Porque tudo que se aplica no origami pode ser aproveitado no nosso dia a dia: observar a natureza, o movimento para poder interpretá-la, ter paciência, perseverar diante das dificuldades para poder superá-las”.

Já a Exposição Oshibana vai apresentar 60 obras de arte produzidas com flores e folhas prensadas pela artista Miriam Tatsumi e seus alunos da Escola Oshibana. O destaque fica para a peça “Memorial da Paz em Hiroshima”, que retrata com detalhes uma das poucas construções que restaram desde a tragédia de Hiroshima, em 1945, e para o quadro “São Paulo – a Ponte Estaiada”, que recria por meio de folhas, galhos, casca de árvore, um dos mais belos cartões postais de São Paulo. Para compor a exposição foram utilizados mais de 50 tipos de plantas e consumidos três meses de trabalho.

Além das exposições “Mostra de Origamis” e “Exposição Oshibana”, a Mega Artesanal 2012 terá outras 11 exposições, que dividirão espaço com mais de 300 expositores, entre indústrias, atacadistas, varejistas, ateliês, escolas, ONGs, editoras e artesãos. São esperadas cerca de 120 mil pessoas, vindas de todo o país em busca de produtos acabados, insumos, ferramentas, novidades e cursos gratuitos.

Mais informações: www.megaartesanal.com.br

Serviço: Mega Artesanal 2012
De 27 de junho a 01 de julho (aberto ao público em geral)
Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo / SP
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km. 1,5
Horário: 27 de junho a 30 de junho, das 11h às 19h; dia 01 de julho, das 11h às 17h
Ingresso: R$ 14,00 inteira e R$ 7,00 meia entrada
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

Fonte:Rosa Arrais Comunicação