Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Fundação Amazonas Sustentável ...

Fundação Amazonas Sustentável (FAS) apresenta sua programação na Rio+20

Publicada em : 13/06/2012

Fundação apresentará estudos de caso, além de organizar e participar de diversos eventos paralelos sobre temas nos quais é referência, como REDD e PSA

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), instituição sem fins lucrativos, não-governamental e sem vínculos político-partidários levará para Rio+20 exemplos práticos de sucesso de iniciativas de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) e Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) que implementa nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais do Amazonas. A ONG promove o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de comunidades residentes em 15 UCs por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais.

Entre os cases que serão apresentados, no dia 17 às 14h durante o Fórum de Sustentabilidade Empresarial, inovações para se trabalhar com a base da pirâmide, que irá mostrar através da parceria com o Banco Bradesco, como os serviços bancários podem contribuir para melhorar a vida das populações ribeirinhas no Amazonas. Também durante o mesmo evento, no dia 18 de junho, às 9h, a FAS irá apresentar o case sobre eficiência energética e acesso a energia para populações ribeirinhas. Trata-se da parceria com a empresa Schneider Electric para formar eletricistas dentro de comunidades onde atua e proporcionar energia alternativa para as comunidades ribeirinhas. O evento acontecerá no Hotel Windsor Guanabara, na Avenida Presidente Vargas, 392, Centro, Rio de Janeiro.

Também no dia 18, porém à noite, das 19h às 20h30, a FAS apresentará um estudo de caso realizado pelo professor Simon Zadek, conselheiro do Fórum Econômico Mundial, sobre o projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação + Manejo e Conservação Florestal (REDD+) na reserva do Juma. O evento acontecerá no hotel Marriott Copacapana, rede de hotéis parceira da FAS na implementação do projeto.

Além disso, a Fundação Amazonas Sustentável participará e organizará diversas palestras e mesas redondas. Entre elas, a palestra sobre Economia Verde e os Países em Desenvolvimento, no dia 16 de junho, das 14h às 15h30, durante o evento “Fair Ideas”, organizado pelo IIED (Instituto Internacional para o Meio ambiente e Desenvolvimento) na PUC-RJ. Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, participará de duas mesas redondas sobre REDD no Brasil e PSA.

No dia 17, das 14h às 16h e das 17h30 às 19h, respectivamente, a FAS participará de dois eventos paralelos. No primeiro, organizará uma palestra em parceria com o Google no evento de aprendizagem, que também conta com a participação do Imazon, para falar sobre as ferramentas de mapeamento do Google. No segundo, em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), o tema será a Cooperação Sul-Sul, iniciativa que a FAS tem realizado com países, como Moçambique, que visa a troca de experiências e técnicas sobre PSA e REDD. Nesse evento, serão apresentadas as lições aprendidas e iniciativas inovadoras já realizadas. Ambos eventos acontecerão no Riocentro, o evento de aprendizagem “SD Learning” acontecerá na sala T-7, e o evento sobre Cooperação Sul-Sul na sala P3A. Outras palestras sobre Código Florestal, os avanços do programa Bolsa Floresta e as ações da FAS com crianças e jovens também fazem parte da programação.
 

Fonte:Lead Comunicação