Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Nenê de Vila Matilde falará so...

Nenê de Vila Matilde falará sobre igualdade

Publicada em : 18/05/2012

Enredo conta com apoio do Governo da Bahia e terá como ponto de partida a Revolta dos Búzios

O Carnaval 2013 de Nenê de Vila Matilde terá como enredo a igualdade. O tema foi definido pela Comissão de Carnaval da escola de Samba, que luta pelo 12º título do Carnaval de São Paulo, e terá entre os parceiros o Governo do Estado da Bahia e a banda Olodum.

O ponto de partida do enredo será a Revolta dos Búzios, também conhecida popularmente como Conjuração Baiana, movimento popular que lutou pela emancipação da colônia e pela abolição da escravatura em 1798, e que foi liderado por quatro mártires negros.

“Para o Governo da Bahia, em nome do governador Jacques Wagner, e para mim em particular, é uma satisfação muito grande saber que uma instituição tão importante como a Nenê de Vila Matilde irá falar sobre esse tema no Carnaval de São Paulo, que tem alcance nacional e internacional. Com certeza, será um grande apoio para nossa luta por igualdade de oportunidade a todos”, comenta o secretário de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Elias Sampaio.

O anúncio do enredo foi feito oficialmente pelo presidente da Nenê de Vila Matilde, Rinaldo Andrade. “Estamos em um momento especial, crescendo a cada dia. Vamos precisar da união de todos para levar esse tema à avenida com muita alegria para lutarmos pelo título novamente”, afirma,

O secretário do Sepromi, Elias Sampaio, lembra que a Revolta dos Búzios foi a primeira grande manifestação popular do Brasil. “Aquela foi uma luta de negros, brancos, pardos, índios, enfim, de todos que queriam oportunidades melhores para a população. Para nós baianos representa muita coisa. Nos espelhamos até hoje nos ideais daquela manifestação para o nosso trabalho”.

Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga, Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento são os nomes dos heróis da maior revolução política e social da história do Brasil. A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou em 2011 a Lei 12.391, de autoria do deputado federal Luiz Alberto, que determina a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta dos Búzios no Livro de Aço dos Heróis Nacionais. Foram os primeiros brasileiros nascidos na Bahia que receberam esta honraria.
Parceria FAATESP e Nenê de Vila Matilde

A Nenê é parceira da FAATESP – Faculdade da Vila Matilde. A instituição de ensino contribui de muitas formas para a escola de samba, desde a participação de alunos no desenvolvimento de sistemas de automação para as alegorias até apoio em ações sociais com a comunidade da zona leste.
 

Fonte:Assessoria de Imprensa da FAATESP - Faculdade da Vila Matilde