Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ E-books em alta

E-books em alta

Publicada em : 25/04/2012

Os e-books tiveram um crescimento de 117% em 2011

O mercado global de e-books cresceu mais de 200% em2010, ultrapassando os 90 milhões de unidades pagas. Isto representa um volume de negócio na ordem de 900 milhões de dólares. Uma tendência alimentada pelas vendas nos Estados Unidos – puxada pelo público infanto-juvenil – que representa 80% de um mercado no qual a Europa detém 10% de participação e, o restante do mundo, outros 10%. No Brasil, o grande temor das editoras e de autores em relação ao livros digitais diz respeito à pirataria. Talvez seja esse, atualmente, o grande inibidor de um melhor desempenho do segmento no País.

Essas constatações fazem parte de uma pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira do Livro e que será amplamente discutidadurante o 3o. Congresso Internacional do Livro Digital, organizado pela Câmara, que neste ano tem por tema “A nova cadeia produtiva de conteúdo – do autor ao leitor. O congresso acontece nos dias 10 e 11 de maio no Centro de Eventos da Fecomercio, em São Paulo.

Mercado do Livro Digital
Os e-books tiveram um crescimento de 117% em 2011 nos Estados Unidos, segundo a Associação dos Editores Americanos (AAP). No Brasil, não há dados atualizados sobre a quantidade de títulos disponíveis e o volume comercializado.

O segmento educacional deverá ser o grande propulsor do livro digital no Brasil. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) realizou um pregão recentemente para adquirir 900 mil tablets para serem usados por professores do ensino médio das escolas públicas. A previsão é que os equipamentos sejam doados às escolas no segundo semestre deste ano.

O professor universitário, pesquisador e autor Romero Tori acredita que, como material de apoio pedagógico, o tablet seja imbatível. "Sua bateria oferece autonomia suficiente para dispensar a necessidade de uma tomada em cada carteira. Suaportabilidade permite acompanhar o aluno em praticamente todos os lugares".

A respeitada publicação americana Horizon Report destacou que os aplicativos móveis e os tablets são as tendências tecnológicas para a área educacional.

Congresso nas mídias sociais
O 3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital também está nas mídias sociais. O Twitter @CLivroDigital e o facebook.com/congressocbldolivrodigital terão todas as informações dos palestrantes e da programação, além de tudo que se relacione com o tema livro digital. Mais informações também poderão ser encontradas no site: www.congressodolivrodigital.com.br.

Serviço
3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
Quando: dias 10 e 11 de maio de 2012
Horário: 8h às 18h dia 10 e 8h às 18h30 dia 11
Onde:Centro Fecomercio de Eventos - Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, SãoPaulo - SP.
Inscrições: www.congressodolivrodigital.com.br/site/inscricoes
       

Fonte:Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação