Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Metrô terá esquema especial no...

Metrô terá esquema especial no feriado

Publicada em : 05/04/2012

Metrô, CPTM e EMTU terão operação alterada no feriado prolongado da Semana Santa

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) divulga os esquemas diferenciados de operação do Metrô, da CPTM e da EMTU/SP durante o feriado prolongado da Semana Santa (6 a 8 de abril). Veja como será o funcionamento dos transportes metropolitanos:

Metrô
A partir de quinta-feira (5), o Metrô dará início a um esquema especial de operação para atender à população que deixar a capital pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda, durante o feriado da Semana Santa. Nos horários de maior movimento, haverá reforço na oferta de trens em circulação.

Na quinta-feira, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), que dá acesso aos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara, serão realizadas oito viagens a mais que em um dia útil típico. Nas demais linhas, as viagens programadas não sofrerão alteração. Durante o feriado de sexta-feira (6), a frota de trens em circulação será igual a que circula no domingo. Já no final semana, tanto no sábado (7) quanto no domingo (8), o Metrô programou oferta semelhante à praticada habitualmente.

Horário antecipado na segunda-feira (9)
Na segunda-feira (9), para facilitar a volta para casa, o início da operação comercial nas linhas 1-Azul, 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã – Luz) será antecipado para às 4 horas da manhã. Na linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), a operação terá início no horário normal, ou seja, a partir das 4h40.

CPTM
A CPTM realizará obras de modernização e manutenção que irão alterar os intervalos das linhas em trechos específicos da operação. Os trabalhos serão desenvolvidos em períodos de menor movimentação, com o objetivo de gerar menor impacto aos usuários.

Linha 8 - Diamante (Júlio Prestes – Itapevi): das 4h até o fim da operação comercial da sexta-feira (6), haverá transferência de equipamentos entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. No mesmo trecho, após às 18h de sábado (7) até o fim da operação comercial, equipes de manutenção realizarão a substituição de equipamento de via. No domingo (8), das 20h até o fim da operação comercial, será realizada a substituição de equipamento de vias entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. As intervenções ocasionarão ampliação do intervalo médio entre os trens.

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú): será fechada neste domingo (8) para obras de modernização. Esse será o terceiro domingo em que essa linha ficará inoperante, visando acelerar as intervenções necessárias para a melhoria de sua infraestrutura (sinalização, energia, rede aérea e vias). Na segunda-feira (9), a linha voltará a funcionar normalmente, das 4h à meia-noite.

Linha 10 – Turquesa (Brás –Rio Grande da Serra): na sexta-feira (6), as composições circularão com os intervalos praticados nos domingos. Já no sábado (7) e no domingo (8), os trens circularão com intervalos normais de finais de semana.

Linha 11- Coral (Luz -Guaianazes): das 4h até o fim da operação comercial do domingo (8), acontece a substituição de componentes do sistema de energia de alimentação dos trens ao longo do trecho, ocasionando aumento no intervalo médio entre as composições.

Linha 11- Coral (Guaianazes-Estudantes): das 7h às 20h do domingo (8), serão realizados serviços de substituição de componentes da via e manutenção da faixa de domínio entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá. Em razão disso, os trens circularão com maior intervalo médio.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana): a partir das 18h de sábado (7) até o fim da operação comercial, os trens circularão com maior intervalo em razão da instalação e manutenção dos equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens na região da estação Tatuapé. Os serviços prosseguem no mesmo local das 7h às 17 horas do domingo (8). Em razão disso, haverá ampliação do intervalo médio entre uma composição e outra.

EMTU
No feriado de Sexta-feira Santa (06), as linhas intermunicipais de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP na Grande São Paulo vão operar com o número de partidas equivalente ao domingo. No sábado e no domingo de Páscoa, a operação será semelhante à dos fins de semana normais.
 

Fonte:Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos