Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Oficina gratuita de terapia oc...

Oficina gratuita de terapia ocupacional

Publicada em : 29/03/2012

A ação terá temas diferenciados a cada mês e, em março, a técnica trabalhada será o Origami

Nesta sexta-feira (30), o Hospital e Maternidade São Cristóvão, por meio do Centro de Reabilitação e Prevenção à Saúde oferecerá uma oficina temática gratuita, destinada aos beneficiários. Com o objetivo de estimular a prevenção e promoção da saúde, o evento promoverá as técnicas da terapia ocupacional, trazendo os benefícios da prática do Origami.

A oficina será ministrada pela terapeuta ocupacional Dra. Marcelle Dionisio, que ensinará a arte do Origami enquanto desenvolve a análise do paciente. A terapeuta explica que a oficina utiliza as atividades artesanais dos fazeres humanos mais simples como recurso para a atividade terapêutica e a socialização entre os pacientes. “Com atividades como estas o terapeuta consegue observar e identificar limitações que precisam ser trabalhadas em cada indivíduo, como a timidez excessiva, dificuldades de organização, concentração, coordenação motora ou até um humor mais deprimido”, diz a especialista.

A prática do Origami foi escolhida para nortear a oficina deste mês, pois é um método muito famoso no mundo todo como uma forma de arte, embora nunca tenha perdido o caráter terapêutico e de entretenimento. Além disso, a técnica chinesa do Origami representa muita tradição e simbolismo. Ainda hoje, as figuras feitas em Origami são carregadas de significados: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsuru, a mais famosa figura de Origami, é o desejo de boa sorte, saúde e felicidade.

Para Dra. Marcelle, os profissionais de saúde estão cientes dos benefícios dessa prática que tem sido utilizada terapeuticamente em diversas áreas. As oficinas mensais do São Cristóvão Saúde procuram trazer sugestões que possam favorecer seus pacientes nos mais diversos domínios. “A proposta do Origami traz ainda mais possibilidades dos pacientes desenvolverem a coordenação motora fina e o aprimoramento de habilidades cognitivas, pois exigem movimentos mais precisos da mão, além de ser um exercício que demanda concentração e calma, tornando-se uma atividade anti-stresse”, finaliza a profissional.

O evento realizado no Hospital e Maternidade São Cristóvão, na Rua Canimá, 123, será destinado a todos os beneficiários, mediante inscrição pelos telefones 2029-7709 ou 2029-7718. As vagas são limitadas e no dia do encontro serão arrecadados alimentos não perecíveis para serem doados às instituições assistenciais.
 

Fonte:Máquina Comunicação Corporativa Integrada