Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Carnaval peruano é atração no ...

Carnaval peruano é atração no PET

Publicada em : 16/03/2012

O espetáculo será gratuito e contará com a participação da escola de samba Rosas de Ouro

Neste domingo, 18/03, o PET (Parque Ecológico do Tietê) terá como atração especial a 1ª Festa Cultural de Carnaval Andino Peruano, em São Paulo, conhecida como Yunsa, ou Cortamonte, uma tradição do povo peruano. Entre as atividades de uma extensa programação, haverá uma cerimônia muito tradicional do país vizinho, na qual uma árvore será plantada, enfeitada com presentes, balões e fitas decorativas.

Aproximadamente 1.000 pessoas participarão do ritual, dançando e cantando ao redor da planta, simulando golpes de machado e, por fim, a derrubando, simbolicamente. A intenção é mostrar o valor que a natureza possui. Aquele que der, ou melhor, simular o último golpe na árvore, ficará como responsável por organizar o festival do próximo ano.

Além do ritual, serão montadas 10 tendas, oferecendo comidas e bebidas típicas. Apresentações folclóricas também terão espaço. Às 11h45, o Musical do Solista Folclórico Andino, Miguel Manga irá tocar, e às 12h05, o Musical de Folclore Paraguaio, do Grupo Alma Guarani. Os grupos de dança Peru INKAS e Corazón Peruano farão show às 13h. Enquanto o desfile Yunsa ocorrerá às 14h05. Tudo acontecerá próximo ao palco.

E mais: durante a programação serão expostos artefatos, trajes e obras do artesanato andino, além de sorteios de brindes. Às 17h, aproveitando o clima carnavalesco, a escola de samba Rosas de Ouro irá se apresentar.

A expectativa é de que o Parque Ecológico receba mais de 20.000 visitantes. Oportunidade de conhecer a cultura de outro país, ou para matar a saudade da terra natal. Evento grande, festa que promete ser "do Peru".

Agenda – 18/03 – PET
11h45 - Miguel Manga

12h05 - Grupo Alma Guarani

13h – Grupos Peru INKAS e Corazón Peruano

14h05 - Desfile Yunsa

17h - Rosas de Ouro

Como chegar: O PET fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entrar no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarcar na estação Penha, pegar o ônibus Jardim Keralux e descer na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e seguir caminhando até a entrada do parque.
 

Fonte:DAEE – Assessoria de Comunicação