Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Idosos agitam o Parque Ecológi...

Idosos agitam o Parque Ecológico do Tietê

Publicada em : 16/03/2012

Grupo da Terceira Idade se reúne duas vezes na semana para prática de exercícios e conscientização ambiental

Criado em janeiro de 1995 o Grupo da Terceira Idade do PET (Parque Ecológico do Tietê), surgiu na época em que ainda não eram comuns os núcleos comunitários desse gênero naquela região da Zona Leste. A proposta do trabalho consistia em aliar o já existente Programa Ambiental desenvolvido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica no PET, com atividades que refletissem na qualidade de vida dos idosos.

As reuniões começaram com aproximadamente 12 participantes inscritos, que realizavam atividades às sextas-feiras, das 9h00 às 11h30. Com a crescente procura foi aberto um segundo dia as quartas-feiras.

Hoje os cerca de 50 idosos - alguns chegando aos 88 anos - estão comprometidos com a responsabilidade de incluir o parque na sua vida, e se encontram às quartas e sextas com a seguinte programação: caminhada das 8h30 às 9h45, pausa para o lanche (organizado e trazido pelo grupo) e, por fim, exercícios de fortalecimento muscular e relaxamento, sempre supervisionados por dois profissionais de educação física. Além de excursões a museus, parques, sítios e áreas de lazer, os idosos participam de bailes e outros encontros sociais.

Como chegar

O PET fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entrar no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarcar na estação Penha, pegar o ônibus Jardim Keralux e descer na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e seguir caminhando até a entrada do parque.

Fonte:Departamento de Águas e Energia Elétrica