Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Campanha de coleta de pilha

Campanha de coleta de pilha

Publicada em : 02/03/2012

Rede de franquias Casa&Coisa confecciona coletores de pilha e distribui em locais de grande fluxo, além de receber os produtos usados e dar o destino correto

Sai ano e entra ano e a história do descarte correto das pilhas e baterias usadas estão sempre em evidência, porém ainda é muito difícil conscientizar a população da real necessidade dessa atitude.

Em 2000 entrou em vigor a resolução nº 257/99 elaborada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que disciplina o descarte e o gerenciamento adequado de pilhas e baterias usadas. Segundo a resolução, após o esgotamento energético desses produtos, os mesmos devem ser entregues pelos usuários aos estabelecimentos que comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias para que adotem processos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado.

Pensando na consciência ambiental, a rede Casa&Coisa disponibiliza, há mais de um ano, coletores de pilhas nos pontos de venda e em locais de grande fluxo, como farmácias, escolas e empresas. “Confeccionamos as caixas de coleta e além de recebermos as pilhas usadas nas lojas da rede e darmos o destino correto também disponibilizamos as caixinhas para locais de grande fluxo e quando enchem, os responsáveis por estas instituições podem ligar para que sejam retiradas”, explica Marcos Melo, diretor da rede.

A rede quer reforçar a campanha para que as pessoas criem essa consciência sobre os perigos que o descarte errôneo do produto pode provocar. “A Casa & Coisa comercializa pilhas e sabe quais são os problemas que ela pode causar à população e por isso optamos, por uma questão de consciência, em darmos o destino correto às mesmas para que não prejudiquemos as nós mesmos e as gerações que estão por vir”, acrescenta.

Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano, tais como: alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarréias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer.

“Se conseguirmos conscientizar os consumidores, milhões de pilhas serão desviadas dos lixões e aterros a cada ano. A reciclagem é de extrema importância, pois colabora não só com a nossa saúde como com a vida útil dos aterros, deixa de poluir os rios, os córregos e o solo”, salienta Melo.

Em algumas cidades a Secretaria de Meio Ambiente coleta as pilhas e destina para o local correto e em outras regiões, a rede recolhe e envia para as indústrias de pilhas que fazem o descarte de forma apropriada.
Cada caixa coletora custa em média R$ 2,50, porém a rede Casa&Coisa tem distribuído às empresas gratuitamente. Os interessados em participar da campanha devem entrar em contato pelo telefone: (17) 3238-2309.

Fonte:Lacerda Comunicação Empresarial