Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Foliões devem evitar exageros ...

Foliões devem evitar exageros no Carnaval

Publicada em : 17/02/2012

Conheça algumas dicas do clínico geral Fernando Noboru

O Carnaval é uma das datas mais esperadas pelos foliões e por aqueles que simplesmente aproveitam o período para descansar, já que a festividade sempre ocorre durante uma das épocas mais agradáveis do ano, que é o verão.

Conforme recomenda o clínico geral Fernando Noboru Miyake, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, nesse período vale evitar os exageros e manter uma boa alimentação, além de alguns cuidados.

Os preparativos devem começar com os motoristas que vão dirigir durante as viagens ou bailes.
Segundo o médico é importante lembrar que 90% dos acidentes nesta época são causados por distrações e excesso de bebidas alcoólicas. “O álcool causa diminuição dos reflexos, da capacidade de julgamento e de tomadas de decisões, além de sonolência”, alerta.

No caso das viagens que costumam ser mais longas e até em razão dos congestionamentos, a ingestão de líquidos torna-se fundamental para evitar a desidratação, ainda mais se estiver sol.

Diante do calor e da agitação é natural que ocorra perda de líquidos e sais minerais, seja pela exposição ao sol ou pelo desgaste físico em decorrência da elevação da temperatura corporal, por esta razão a ingestão de líquidos é tão importante.

Não espere sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo precisa de reposição hídrica, que deve ser feita por meio natural, alimentos, sucos de frutas e água de coco.

Também é importante preparar um cardápio saudável. O clima quente colabora para o consumo de alimentos crus, frutas, verduras e legumes, onde se encontram vitaminas, sais minerais e fibras. As carnes magras, brancas de aves e peixes são mais saudáveis, pois são de fácil digestão. As frituras devem ser excluídas.

E para quem vai cair na folia procure evitar bebidas alcoólicas, ir aos bailes ou desfiles em jejum ou em longos períodos sem se alimentar. O ideal é fazer lanches antes e após a diversão.

Nas viagens preste atenção aos alimentos à base de leite, gordura e ovos, que precisam de refrigeração adequada; evite alimentar-se em locais sem condições de higiene e fique atento onde consumir frutos do mar.

Outro fator que merece atenção á a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. É muito importante o uso de preservativos para evitar que o excesso de alegria não leve os foliões a relações sexuais de risco. 

Fonte: